TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Banco Central e SDE defendem descontos para pagamento em dinheiro
   
     
 


03/12/2009

Banco Central e SDE defendem descontos para pagamento em dinheiro
Técnicos afirmam que, se permitida, diferenciação do preço de acordo com a forma de pagamento beneficia consumidor

O desconto para pagamentos à vista em dinheiro voltou a ser defendido por técnicos do Banco Central e da SDE (Secretaria de Defesa Econômica) nesta quinta-feira (3).

Atualmente, os lojistas repassam a todos os clientes os custos que têm com as transações com cartões de crédito e débito, afirma o chefe do Departamento de Operações Bancárias e do Sistema de Pagamentos do BC, José Antônio Marciano. Para ele, se a diferenciação do preço não fosse proibida, haveria um incentivo para que os credenciadores oferecessem condições melhores aos lojistas. As condições melhores iriam refletir nos preços do balcão, informou a Agência Brasil.

Novas regras

Já o economista chefe da SDE, Paulo Britto, afirmou que existe no governo a intenção de reabrir a discussão sobre os descontos de acordo com a forma de pagamento, mas ainda não há decisão tomada a esse respeito.

Britto disse que o relatório técnico final sobre o mercado de cartões de crédito no País será divulgado em poucos dias. O documento deve ajudar o governo a criar novas regras para o setor. Entre elas, estaria a adoção de máquina única para a transação com diferentes bandeiras.

Além disso, a nova legislação pode desobrigar os lojistas de fazer contratos de exclusividade com a Cielo (antiga Visanet) e Mastercard para processar as transações.

Fonte: InfoMoney
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br