A Fundação Lemann e o Programa de Promoção da Reforma Educacional na América Latina e no Caribe (Preal) apresentaram nesta 3ª feira o "Boletim da Educação no Brasil: Saindo da Inércia?". Inspirado nos documentos utilizados nas escolas para avaliar os alunos, o Boletim dá notas a nove temas considerados cruciais para o desenvolvimento da educação no País. Em sete destes quesitos, o País recebeu nota "regular" ou "insatisfatório". A avaliação foi feita por quinze especialistas do setor, com base em documento preparado pela Fundação Lemann.
O Boletim também mostrou que não há consenso sobre a pergunta feita no título do documento - "Saindo da inércia?". Ao apontar as tendências em cada quesito, os especialistas consideraram que, na maioria deles, não há indícios de que o Brasil esteja melhorando.
A íntegra do Boletim da Educação no Brasil: Saindo da Inércia?, incluindo as notas em todos os quesitos, pode ser encontrada no site www.fundacaolemann.org.br. A versão disponível ainda sofrerá pequenos ajustes, uma vez que na reunião para atribuição das notas, o texto recebeu sugestões valiosas dos especialistas presentes. As contribuições serão incorporadas na versão que será impressa e distribuída a todos os interessados.
Os boletins da educação
Os boletins da educação são uma iniciativa do Preal e já foram publicados em vários Países da América Latina e Central. O objetivo é apresentar a um público leigo informações atualizadas e confiáveis sobre a situação da educação nos Países, com a convicção de que o monitoramento sistemático e permanente dos indicadores educacionais é vital para melhorar a qualidade do ensino.
Em cada País, uma organização não governamental nacional fica responsável por fazer o boletim. Após a elaboração do relatório, um grupo de especialistas em educação, de diversos setores sociais, reúne-se para dar as notas aos quesitos. No Brasil, este primeiro boletim faz parte da estratégia da Fundação Lemann de contribuir com o debate sobre os temas abordados no relatório e, assim, acelerar transformações no setor de educação.
A principal característica do boletim preparado pela Fundação Lemann é acompanhar não apenas os indicadores de diagnóstico (como matrícula e desempenho), mas também o estágio de desenvolvimento das políticas públicas reconhecidas como pilares para educação de qualidade. Assim, o documento avalia: implementação de padrões educacionais, sistemas de avaliação, autoridade e responsabilidade no nível da escola, carreira docente e investimento em educação básica. Estes cinco temas têm sido estudados em profundidade pela Fundação Lemann e divulgados em vários seminários nos últimos anos.