TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Natal de 2009 deve ser um dos melhores para o comércio da Capital
   
     
 


08/12/2009

Natal de 2009 deve ser um dos melhores para o comércio da Capital
Ano vai terminar bem melhor do que começou para os lojistas

O ano de 2009, ao que tudo indica, chega ao fim bem diferente de como começou. Se nos primeiros meses do ano, os comerciantes de Porto Alegre estavam receosos com o desempenho de vendas que estava por vir, hoje a situação é oposta. O otimismo encontra fundamento na pesquisa “Hábitos de Consumo para o Natal”, realizada pela Rohde&Carvalho, com exclusividade para a CDL Porto Alegre. De acordo com o estudo, haverá aumento no número de consumidores que irão comprar presentes (cerca de 7% superior ao ano passado) e também na média de presentes por pessoa, que neste ano deve chegar a cinco. A pesquisa entrevistou 400 pessoas, na última quinzena de novembro, nos principais pontos de comércio da Capital.

Analisando as informações, o vice-presidente da CDL Porto Alegre, Gustavo Schifino, estima que o varejo de Porto Alegre incremente as vendas de final de ano em até 10%. “Nossa expectativa inicial era de 8% de aumento, mas observando o movimento do comércio no primeiro final de semana de dezembro e também os dados da pesquisa, tivemos que revisar nossa meta”, afirma. Caso a expectativa se concretize, o varejo da Capital terá movimentado cerca de R$1 bilhão, só no mês de dezembro.

Ainda de acordo com o estudo, os itens mais procurados para compras devem ser: roupas, brinquedos, perfumaria e calçados. No entanto, quando os entrevistados são questionados sobre o que gostariam de ganhar, o ranking muda uma pouco: eletroeletrônicos, roupas e calçados.

Além da disposição para comprar presentes, a maioria dos entrevistados afirmam estar confiante com a recuperação da economia em 2010. “Este é um fator determinante para o aumento das vendas: o consumidor estar confiante em relação a sua renda e seu emprego para o ano que vem”, analisa Schifino.

Com relação ao 13º salário, 39,5% dos consumidores pretendem destinar parte desse recurso para quitar dívidas, opção que no ano passado era escolhida por apenas 16% dos entrevistados. “Para o comércio, o pagamento de dívidas se transforma em mais vendas, visto que sem as pendências financeiras, o cliente volta ao mercado para novas compras”, diz o dirigente. Segundo estatísticas da CDL Porto Alegre, entidade que faz o gerenciamento do banco de dados do SPC/RS, a inadimplência dos gaúchos está estável e registrou, em outubro, o menor índice do ano: 10,8%. No mesmo período do ano passado, a inadimplência registrada foi de 11,5%.

O local escolhido pelos consumidores para as compras parece ser as lojas de rua da Capital, segundo 35,3% dos entrevistados. Já 32% preferem os shoppings centers. “Na última semana, a CDL e o Sindilojas fizeram a entrega de oito câmeras de segurança para a Brigada Militar. Os equipamentos serão instalados ao logo da Rua dos Andradas e irão auxiliar os policiais durante a Operação Papai Noel, que começa nesta 5ª feira, dia 10”, explica o vice-presidente.

Porém, mesmo com o presente decidido, os consumidores vão deixar as compras de Natal para a última hora: após o dia 15 de dezembro. Para convencer esses clientes a anteciparem suas escolhas, os lojistas precisam oferecer, na opinião dos consumidores, vantagens como promoção de preço, descontos à vista e sorteios de prêmios.

Resumo dos dados

- 39,5% dos entrevistados vão usar o 13º salário para pagar dívidas;
- 98,5% das pessoas pesquisadas vão comprar presentes de Natal – aumento de 6,5% em relação ao ano passado;
- A maioria vai deixar para comprar na última hora;
- A maioria dos entrevistados pretende comprar neste Natal: roupas, brinquedos, perfumarias e calçados;
- Grande parte gostaria de ganhar neste Natal: eletroeletrônicos, roupas e calçados.

Fonte: Imprensa da CDL Porto Alegre
Autor: Sinara Oliveira da Silva
Revisão e edição: Jaqueline Crestani

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br