TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Unesco lança fundo pioneiro para educação em Porto Alegre
   
     
 


23/08/2019

Unesco lança fundo pioneiro para educação em Porto Alegre
A Unesco, o poder público e a sociedade civil organizada firmaram, nesta quinta-feira, 15, uma parceria que pretende melhorar a qualidade do ensino público para crianças e jovens de Porto Alegre

O Fundo Cidadania pela Educação foi lançado com o objetivo de que a Capital seja pioneira no Brasil na forma de financiamento da educação por meio da união de forças e da participação ativa do setor produtivo. 

Os recursos captados pela UNESCO serão destinados à construção e reforma de escolas municipais da rede pública estatal e não estatal municipal, implantação da educação digital e integral, compra de equipamentos e melhoramento da infraestrutura. A estimativa de arrecadação do fundo é entre R$ 10 milhões e R$ 15 milhões.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior ressalta que a parceria do poder público com a sociedade civil organizada pode transformar o futuro da educação municipal. “Mesmo com as dificuldades nas contas, Educação sempre foi uma diretriz do nosso governo desde o primeiro dia”, afirma. Segundo ele, o desafio é sair de um modelo de ensino totalmente estatal para outro mais eficiente. “Aquele em que a sociedade participa plenamente da governança colaborativa em prol do desenvolvimento sustentável”, defende. 

Na avaliação do secretário da Educação, Adriano Naves de Brito, a gestão pública quer dividir com a comunidade o papel de mobilizar recursos que serão investidos em projetos avalizados pela curadoria conceituada da Unesco. “Para mudarmos a educação, nós precisamos de um olhar externo ao governo, uma visão da sociedade que participa, sugere e cobra mudanças”, analisa.

A representante da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, destaca que o fundo permitirá que Porto Alegre se coloque na vanguarda do ensino de qualidade, o que ela considera “um marco na união de forças para mudar a situação da educação no Brasil”. 

Para o empresário Jorge Gerdau Johannpeter, parceiro do projeto, o alto índice de analfabetismo funcional nos níveis superiores começa na educação básica. “Precisamos resolver a questão da educação se quisermos tornar nosso país com o mínimo de dignidade”, afirma. “Vamos começar mudando a realidade da nossa casa, Porto Alegre”, disse.

Metas do fundo:

Aumentar o nível de aprendizagem dos estudantes da cidade;

Desenvolver a competência leitora e raciocínio lógico;

Ofertar uma educação de alta qualidade na cidade de Porto Alegre e melhorar o IDEB;

Aumentar a oferta de vagas na educação Infantil.

Fonte: PMPA
Autor: Imprensa
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br