TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Liderança, sonhos, verdade e vulnerabilidade marcam o quarto dia da Semana do Empreendedor
   
     
 


09/10/2020

Liderança, sonhos, verdade e vulnerabilidade marcam o quarto dia da Semana do Empreendedor
Especialistas em saúde e gestão de pessoas abordam pontos estratégicos a serem considerados por um líder e empreendedor nos bons negócios

A penúltima noite voltada ao Empreendedorismo, na Semana do Empreendedor, promovida pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac foi marcada pelo diálogo de duas especialistas sobre um dos temas mais urgentes e discutidos desde o início da pandemia: a saúde mental. O bate-papo on-line foi realizado com todo conhecimento de Kelly Bitencourt, diretora do Great Place to Work no Rio Grande do Sul (multinacional especializada em rankings de qualidade de locais de trabalho) e Rita Luedke, psicóloga da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, bem como com as intérpretes de libras que traduziram a conversa durante todo o evento.

Com o tema “Saúde Mental e Gestão de Pessoas”, a psicóloga Rita iniciou o bate-papo com alguns questionamentos pertinentes ao público participante: “O que vocês pensam sobre saúde mental? O que é trabalho e carreira para ti? O que é ser empreendedor?”. Com esse mote, ela comentou sobre como as relações estão afetando os trabalhos, a forma com que nos apresentamos, quem somos e o que é empreendedorismo. Para Rita, é necessário que todo empreendedor e empresário tenha dois aspectos bem estabelecidos em sua rotina: Rede de Apoio e Gestão de Tempo. A psicóloga destacou a extrema importância que deve ser dada quanto à rede de apoio: “É preciso ter bem determinada quem é a rede de apoio do empreendedor, quem são as pessoas que pode confiar, ir e voltar, receber apoio e incentivo, assim como acolhida e ajuda diante das dificuldades”. 

Sobre gestão de tempo, a especialista em saúde mental aconselha: “Observa tua jornada, participa da tua vida, olha para os lados. Aproveita os teus laços, relações, família, não deixe isso para depois. Aproveita! Entende a tua vida real como ela é e não como sonho. Muitas coisas não acontecem agora, e é isso que tu tens, agradeça, valorize! Busque tempo para ti, atividades que te tragam prazer e te façam sorrir, respirar”.

O Home Office também foi um tema abordado na fala da psicóloga da Secretaria de Saúde do estado e também empreendedora: “Tenha em mente que você está fazendo o seu trabalho no lar, mas não misture as coisas. Comece e termine as atividades. Não perca tempo com atividade vilã - redes sociais. E, por fim, se respeite; você vai acertar, vai errar e é assim que funciona. Faz parte do nosso aprendizado”, conclui Rita Luedke.

No embalo do discurso da psicóloga, a diretora do Great Place to Work no estado, Kelly Bitencourt iniciou sua palestra reafirmando a importância da saúde mental e do bem estar do líder em uma empresa bem como sobre as relações de confiança: “Se a gente não tem tempo para as pessoas, a gente não constrói confiança. Se a gente não constrói confiança, não temos bons resultados nos negócios”.

Para que haja consistência no trabalho desenvolvido diariamente e uma relação de confiança entre os membros da equipe, a executiva cita a importância sobre nove áreas de prática de gestão que devem ter a atenção dos gestores na forma com que executam cada um dos pontos com seus colaboradores: inspirar, falar, escutar, agradecer, desenvolver, cuidar, contratar, celebrar e compartilhar. Além disso, Kelly aborda a importância do líder For All, estágio máximo e ideal de um líder para gerar bons resultados de negócios: “Esse líder lidera pelos bastidores, faz questão de mostrar o brilho da equipe, é inclusivo, aceita feedback em relação a sua própria gestão. Também se mostra vulnerável, não veste nenhuma capa, ele tem emoções e, na medida em que compartilha com a equipe, permite que todos façam o mesmo, fortalecendo as relações de confiança”.

Com a participação do público na live através de comentários e questionamentos, as duas profissionais reforçaram a importância da liderança e os impactos positivos e negativos quanto a isso nos negócios. “É preciso entender que o líder também tem seus maus momentos, precisamos agir com empatia e menos julgamento diante das atitudes dos outros. Isso é uma construção diária, ninguém nasce assim”, afirma Rita Luedke. “Vejo lideranças tão solitárias. Como é bom um líder que mostra sua vulnerabilidade, em carne e osso, trazer seus sentimentos no dia a dia da gestão”, colabora a diretora do Great Place to Work no estado.

Finalizando a conversa, as duas especialistas colocaram em discussão o sonho e aconselharam a todos os líderes e aspirantes que não esqueçam dos seus desejos no dia a dia e apliquem a cada atividade da rotina o seu toque pessoal, de forma genuína.

Semana do Empreendedor Fecomércio-RS

A Semana do Empreendedor segue até hoje (09/10) com programação on-line diária. Nesta sexta-feira a agenda contempla os temas "Reinvente-se: uma forma diferente de olhar a nova economia". As palestras estão acontecendo ao vivo pelo site fecomercio-rs.org.br/semanadoempreendedor e pelo Youtube da Federação. A Semana do Empreendedor Fecomércio-RS conta com o apoio do CRA-RS, Sebrae-RS, da Fajers e do Sindilojas Jovem – Regional Bento Gonçalves.

Fonte: Assessoria de Comunicação Fecomércio-RS
Autor: Maria Fernanda Moog - Usina de Notícias
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Maria Fernanda Moog


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br