TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
O futuro é tema de palestra do Café com Soluções
   
     
 


09/10/2020

O futuro é tema de palestra do Café com Soluções
O importante é olhar para frente, criar novas soluções e transformar o mindset para ser protagonista do que vem pela frente

Não podemos cair na armadilha de ficar olhando apenas para o momento presente que, inclusive, ainda é assustador. Há sete meses muitas coisas mudaram e é preciso olhar para frente e transformar nosso mindset. O Café com Soluções desta sexta-feira, 9 de outubro, apresentou a palestra "Desenvolvendo futuros possíveis", ministrada pelo consultor, escritor e coach Rogério Bohn. "Claro que não podemos olhar para o futuro sem olhar para este momento que estamos vivendo. O futuro é influenciado pela inércia do passado e também pelas bolhas do presente (que são os fatos do aqui e agora, mas que passam, não ficam). Porém, temos que seguir em frente", afirmou Bohn. 

Bohn citou a lógica do Cisne Negro que, em 2020, passou a ser discutida e afirma:As pessoas são muito boas em enganarem-se a si mesmas pensando que sabem muito mais do que realmente sabem, o que torna fácil que eventos grandes e incomuns as peguem de surpresa. Para o palestrante, 2020 trouxe algo impensável. Com a Covid-19 sofremos um impacto que trouxe transformações que nos obrigam a buscar uma nova forma de pensar. Após apresentar dados e fatos (PIB e desemprego, por exemplo) que apontam o quanto a pandemia tem impactado na saúde pública e na economia mundial e brasileira, Bohn também mostrou que apesar de muito negativos e que abalaram fortemente a realidade econômica do país e do mundo, houveram na história recente fatos que impactaram muito mais que o novo coronavírus como o Crash da Bolsa de Nova Iorque em 1939 ou a crise financeira de 2008. "O tombo provocado pela pandemia foi menor do que o esperado", disse. 

E como 2021 está aqui ao lado e as perspectivas para o ano que vem sinalizam para um crescimento considerável (+ 5% para o mundo e + 3,6% para o Brasil segundo a OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), Bohn afirmou que é preciso olhar para frente, entender que muitas mudanças vieram para ficar e que é necessário transformar a maneira como pensamos o mundo e as pessoas. "Nossos clientes mudaram. Não querem mais as mesmas coisas que queriam antes e nem do mesmo jeito. Temos que olhar para este novo cliente e atendê-lo, acompanhá-lo", afirmou. 

O que veio para ficar? O que a nova realidade trouxe que deverá permanecer e que precisamos incorporar nos nossos projetos, planejamentos e condução dos negócios? O consultor elencou alguns exemplos. Veja:  

  • Tele entrega e delivery - não foram criados ontem, mas a novidade é que se tornaram as únicas formas possíveis de se obter os serviços. Projetos e pesquisas como entregas por drones, por exemplo, a pandemia acelerou os processos
  • E-commerce - lojas fecharam as portas e para atender seus clientes e manter o negócio tiveram que migrar para a internet. A maioria das empresas não atuava na internet e a maioria das pessoas não tinha comprado pela internet. "Quando essas duas pontas se unem, ocorreram experiências negativas. Todas as empresas devem migrar para o e-commerce? Provavelmente é um processo irreversível, mas é preciso estabelecer um serviço estruturado, investimento em conhecimento e ferramentas adequadas para oferecer experiências positivas para o cliente"
  • Eventos híbridos e virtuais - o Zoom, o Google Meet e outras plataformas já existiam. O que mudou? A massificação da necessidade e da utilização. O que impede de eventos acontecerem com metade do público presente e metade em outros locais? Nada! Estamos começando a abrir novas possibilidades, a mudar o mindset
  • Reuniões virtuais - Faz diferença se a pessoas está aqui do lado ou num barco na Tailândia? Claro que não. As reuniões presenciais seguem, mas serão mais pontuais
  • Home office - aqui no Brasil não era comum. Muitos tinham receios de controle de funcionários, de produtividade. Claro que será diferente, mas veio para ficar. Talvez em modelo híbrido, mas permanecerá
  • Think global! Busque parceiros em outros locais do mundo, amplie parcerias, faça novos projetos, construa novas possibilidades para atender esse novo cliente, busque soluções novas. Não fique restrito ao local, ao regional 

Será o início da retomada? A hora é agora? Para Bohn a retomada começa quando se decide que é a hora. "Claro que parte depende da economia, da decisão governamental. Porém, a outra parte depende da nossa tomada de decisão. Tem que seguir planejando. Não pode ficar parado olhando para a situação do momento. Coloque-se como protagonista da situação e use a sua esfera de influência para construir o que vem pela frente. Como disse a escritora Mary Ann Evans, nunca é tarde para você ser o que você poderia ter sido", concluiu.

O Café com Soluções faz parte do Senac Soluções Corporativas, um canal exclusivo de atendimento para o desenvolvimento de soluções personalizadas que atendam às necessidades das organizações, abrangendo consultoria, assessoria e capacitações nas modalidades presencial, a distância (EAD) e on-line em todos os níveis de ensino.   

O próximo encontro acontece no dia 16 de outubro, sexta-feira, às 8h, com o tema "O ciclo: liderança transformadora gera equipes engajadas que encantam o cliente", com a docente da Faculdade Senac, Nereida Prudêncio Vianna. As inscrições podem ser realizadas pelo link https://bit.ly/39YoGT9.O evento, gratuito, gera certificado de participação. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Fecomércio-RS
Autor: Bianca Scottá - Usina de Notícias
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br