Segundo sondagem do Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre, as vendas no comércio foram menores em comparação ao mesmo período do ano passado para 56% do comércio da Capital. Os lojistas que afirmaram ter obtido resultados melhores somaram apenas 6% dos entrevistados, e os que consideram as vendas semelhantes a 2019 correspondem a 23%. Outros 15% não souberam responder.
Para quem afirmou queda, a comparação ficou em 23% a menos que no ano anterior. Já para os que disseram ter vendido mais, esse aumento foi de 13%. Roupas (55,7%), calçados (35,7%) e brinquedos (28,6%) foram os produtos mais procurados, com ticket médio em torno de R$ 113.
Ainda de acordo com os lojistas, a forma de pagamento preferida pelos consumidores foi o cartão de crédito parcelado (64,3%), seguido do cartão de débito (15,7%) e do dinheiro à vista (10%). Os outros 10% correspondem às vendas no cartão de crédito em 1x (8,6%) e parceladas no crediário (1,4%).
A maior procura pelos presentes, conforme os entrevistados, ocorreu na véspera da data e na semana anterior, principalmente nas lojas físicas (74,3%). Para 24,3% dos lojistas, essa busca se deu por meio dos dois formatos, tanto na loja física quanto nos canais digitais. O WhatsApp foi a principal ferramenta utilizada para a realização das vendas para 83,3% das lojas que venderam online.
Portal InspiraAção
Desde o início das restrições às atividades do comércio, o Sindilojas Porto Alegre mantém um espaço exclusivo para ajudar os lojistas a superarem a crise causada pela pandemia. O Portal InspiraAção reúne conteúdos especiais, soluções comerciais, decretos e informações importantes sobre o mercado que podem contribuir para o desenvolvimento dos negócios. A página, que já foi acessada por mais de 57 mil pessoas, é mais um canal de contato direto com a Entidade e suas ações para o varejo da Capital. Para saber mais, acesse www.sindilojaspoa.com.br/inspiraacao.
Sobre o Sindilojas Porto Alegre
Fundado em 1937, o Sindilojas Porto Alegre é o representante legal dos comerciantes de Porto Alegre e Alvorada e reúne aproximadamente 18 mil estabelecimentos nas duas cidades. Além de atuar na representação e defesa da categoria, desenvolve ações que promovem o fortalecimento das empresas. O Sindicato realiza pesquisas sobre vendas, consumo, comportamento e tendências, atividades de qualificação profissional e ainda oferece uma série de serviços voltados aos lojistas, como cursos, missões empresariais, plataforma de empregos, convênios, a Feira Brasileira do Varejo e muito mais.