TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
E-book gratuito aborda as mudanças no ensino a partir da aceleração da educação remota
   
     
 


13/10/2020

E-book gratuito aborda as mudanças no ensino a partir da aceleração da educação remota
E os reflexos deste cenário no consumo

Material do Sindilojas Porto Alegre auxilia lojistas a entenderem os impactos causados pela pandemia na educação e, com isso, a planejarem da melhor forma suas ações 

Que a pandemia alterou a rotina de muita gente, isso é fato. Mas na vida das crianças as mudanças foram sentidas com mais intensidade ainda. Na infância, o contato com o mundo que existe além das paredes dos lares faz parte do aprendizado, do desenvolvimento e da formação dos pequenos, processo este que acontece, em grande parte, nas escolas.

Para entender melhor esse contexto e ajudar os lojistas a direcionarem de maneira mais assertiva suas ações, o Sindilojas Porto Alegre, por meio do Núcleo de Pesquisa, realizou estudos que deram origem ao e-book “O ambiente digital e as mudanças no ensino - A aceleração da educação remota e sua influência no comportamento de consumo”. O material aborda as dificuldades enfrentadas pelos professores e instituições de ensino para seguirem oferecendo uma educação de qualidade aos alunos, com a necessidade de adaptação às tecnologias, e traz dicas para que os lojistas possam se adequar às demandas dos consumidores nessa nova realidade.

Home schooling e seus desafios

De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE, mencionada no e-book, mais de 25% da população não possui acesso à internet e, dos que têm acesso, apenas 48,1% possuem computador. A informação evidencia a dificuldade enfrentada por muitos estudantes em acessar as atividades de forma remota, a partir de suas casas.

Outro ponto destacado é o surgimento da necessidade de os pais exercerem a função de professores, ajudando a disciplinar os filhos e até mesmo a esclarecer dúvidas relacionadas aos conteúdos. Através de depoimentos reais, o e-book ressalta a dificuldade vivenciada no home schooling por uma mãe com filho de 6 anos em período de alfabetização, e de outra mãe de uma menina pré-adolescente, de 12 anos.

Impactos na educação para os pais porto-alegrenses

O Núcleo de Pesquisa verificou ainda que 77,5% dos pais de Porto Alegre acompanharam os estudos dos filhos na modalidade online durante a pandemia, e que a maioria deles, 75,9%, acreditam que os filhos aprenderam menos neste formato online. Ainda assim, quase metade dos entrevistados (46,1%) manifestou desejo de que as escolas mantivessem a opção de aulas online após a pandemia. Outro levantamento, realizado pelo Instituto Península, mostrou que 88% dos professores nunca haviam dado aula de forma remota antes da quarentena e que 83% deles se sentem pouco preparados para esse formato de ensino.

Dicas para os lojistas

As mudanças causadas pela pandemia refletiram inclusive no comportamento do consumidor. E para ajudar os lojistas nas vendas nessa situação e tendência de aumento do uso das tecnologias, o e-book do Sindilojas Porto Alegre lista três dicas valiosas: focar a publicidade nos pequenos, ficar sempre de olho nos Youtubers e ter uma marca com propósito.

O conteúdo completo pode ser acessado gratuitamente no site da Entidade, www.sindilojaspoa.com.br.

Portal InspiraAção

Desde o início das restrições às atividades do comércio, o Sindilojas Porto Alegre mantém um espaço exclusivo para ajudar os lojistas a superarem a crise causada pela pandemia. O Portal InspiraAção reúne conteúdos especiais, soluções comerciais, decretos e informações importantes sobre o mercado que podem contribuir para o desenvolvimento dos negócios. A página, que já foi acessada por mais de 57 mil pessoas, é mais um canal de contato direto com a Entidade e suas ações para o varejo da Capital. Para saber mais, acesse www.sindilojaspoa.com.br/inspiraacao

Sobre o Sindilojas Porto Alegre

Fundado em 1937, o Sindilojas Porto Alegre é o representante legal dos comerciantes de Porto Alegre e Alvorada e reúne aproximadamente 18 mil estabelecimentos nas duas cidades. Além de atuar na representação e defesa da categoria, desenvolve ações que promovem o fortalecimento das empresas. O Sindicato realiza pesquisas sobre vendas, consumo, comportamento e tendências, atividades de qualificação profissional e ainda oferece uma série de serviços voltados aos lojistas, como cursos, missões empresariais, plataforma de empregos, convênios, a Feira Brasileira do Varejo e muito mais.

Fonte: Imprensa Sindilojas Porto Alegre
Autor: Mariana Lubke - Analista de Comunicação e Aloha Boeck Santos - Analista de Comunicação e Marketing
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br