TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
E-commerce deve crescer consideravelmente no Dia dos Namorados em Porto Alegre
   
     
 


08/06/2021

E-commerce deve crescer consideravelmente no Dia dos Namorados em Porto Alegre
Este ano, quase um terço das compras da capital deverão ser realizadas online, aponta pesquisa

O Dia dos Namorados deverá movimentar cerca de R$ 142 milhões no comércio da capital gaúcha, conforme indica levantamento realizado pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre. Parte dessa quantia, em torno de 31%, deve derivar de vendas por e-commerce, se os planos dos entrevistados para a data se confirmarem. Sites de loja e aplicativos devem ser os canais mais utilizados nas compras online, correspondendo a 67,7% e 35,2% do total, respectivamente. WhatsApp (11,1%), Facebook (5,6%) e Instagram (5,6%) aparecem na sequência. A média de presentes comprados por pessoa deve ser de 1,2 itens, com tíquete médio de R$ 177.

A sondagem mostrou que o ambiente online é, atualmente, o que mais influencia as decisões de compra. Comportamentos como pesquisar pela internet, ser impactado por propagandas, ações nas redes sociais e divulgação via WhatsApp foram citados por mais da metade dos participantes, 56,6%.

Outro dado de destaque é relacionado à pergunta “você dará preferência para a compra do presente no comércio local?”, com 83,4% respostas positivas. Com isso, lojas de shopping (49,4%) e de rua (34,3%) devem ser os locais priorizados pelos porto-alegrenses, seguidos do e-commerce (30,9%) que, há dois anos, representou somente 4,3% do local de compra indicado. Em 2020, o Sindilojas Porto Alegre não realizou o levantamento em razão do fechamento do comércio.

Quanto ao lugar da comemoração, 68,6% dos respondentes pretendem fazer algo em casa.  Este ano, apenas 17,7% devem celebrar a data em um restaurante, queda de 23,9 pontos percentuais comparada à intenção de 2019, mencionada por 41,6% dos entrevistados.

Roupas (32%), itens de perfumaria, cosméticos e produtos de higiene (23,4%), calçados (10,3%) e chocolate (8,3%) devem ser as categorias de produtos mais comprados. Em 2019, flores e jantar apareceram no terceiro e no quarto lugar dessa lista e, este ano, ficaram em quinta e sétima posição. A pesquisa destacou, também, o aumento da procura por cestas de presente ou festa na caixa (5,1%), formato que cresceu durante os últimos meses de pandemia já que, em 2019, representou apenas 1,5% das manifestações.

O levantamento indicou que, desta vez, menos pessoas pretendem aproveitar a data para se “autopresentear”. Há dois anos, esse grupo correspondia a 29,2% dos respondentes, caindo para 9,7% agora. Roupas (29,4%), lingeries (20,6%), perfumes, cosméticos e itens de higiene (14,7%) estão na mira de quem quer comprar algo para si.

Sobre formato de pagamento, a pesquisa revelou que neste Dia dos Namorados mais porto-alegrenses deverão pagar parcelado. Quase metade dos entrevistados (47,4%) afirmou que vai parcelar, percentual maior que os 33,1% de 2019. As compras à vista, ainda assim, seguem na preferência, com 58,5% das intenções.

Como geralmente ocorre, esta semana que antecede a data deve ser a de maior movimento no comércio, com a previsão de receber 72,5% dos consumidores que pretendem presentear. O Sindilojas Porto Alegre aproveita a divulgação desta pesquisa para lembrar os lojistas que ainda é preciso seguir os protocolos de combate à Covid-19, previstos em decreto municipal. A Entidade solicita atenção especial e orientação às equipes nos próximos dias para o uso obrigatório de máscara, álcool gel e atenção à ocupação máxima permitida nos locais.

Sobre o Sindilojas Porto Alegre

Fundado em 1937, o Sindilojas Porto Alegre é o representante legal dos comerciantes de Porto Alegre e Alvorada e reúne aproximadamente 20 mil estabelecimentos nas duas cidades. Além de atuar na representação e defesa da categoria, desenvolve ações que promovem o fortalecimento das empresas. O Sindicato realiza pesquisas sobre vendas, consumo, comportamento e tendências, atividades de qualificação profissional e ainda oferece uma série de serviços voltados aos lojistas, como cursos, missões empresariais, plataforma de empregos, convênios, a Feira Brasileira do Varejo e muito mais.

Fonte: Imprensa Sindilojas Porto Alegre
Autor: Mariana Lubke - Analista de Comunicação e Aloha Boeck Santos - Analista de Comunicação e Marketing
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br