TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Golpes virtuais pedem doações ao Haiti; saiba como evitá-los
   
     
 


15/01/2010

Golpes virtuais pedem doações ao Haiti; saiba como evitá-los
Empresas de segurança alertam para e-mails fraudulentos e sites infectados por vírus que exploram tragédia

Já andam circulando na internet vários golpes com e-mails solicitando doações às vítimas do terremoto que atingiu o Haiti na terça-feira (12).

Segundo a fabricante de softwares de segurança Symantec,  um exemplo de golpe apresentado pela empresa era um e-mail com endereço e conta bancária – em inglês – nomeado como se fosse da Cruz Vermelha Britânica.

Diante disso, ao fazer doações on-line para ao Haiti, os usuários devem levar em consideração as seguintes recomendações, segundo a Symantec: 

  • Evitar clicar em links, e-mails ou mensagens de programas de mensagem instantânea, uma vez que podem ser links que encaminham para websites contaminados ou perigosos. O melhor é digitar o endereço dos sites das organizações que conhece.
  • Nunca preencher formulários de mensagens que solicitem informações pessoais, dados financeiros ou senhas. Caso haja alguma dúvida, é melhor entrar em contato com a organização em questão, telefonando, por exemplo.
  • No caso das empresas, se os funcionários estiverem realizando doações, assegure-se de que o departamento de TI dispõe de práticas e tecnologia de proteção adequadas para evitar que sejam vítimas de um ataque.

Sites infectados

Já a empresa de segurança, a Websense, alerta que as pesquisas de buscas sobre assuntos relacionados ao terremoto estão sendo direcionados para um programa antivírus desonesto.

Ao fazer uma busca na web por notícias sobre a tragédia, o usuário acaba encontrando resultados alterados maliciosamente. Esses sites pode fazer com que o usuário tenha o computador infectado por malwares – programas que roubam dados e danificam o sistema.

Os especialistas da Symantec recomendam ainda que os usuários e as empresas permaneçam seguindo as melhores práticas para navegação na internet e que verifiquem a veracidade dos sites, para ter certeza de que as suas doações chegarão corretamente às vítimas do Haiti e não a cibercriminosos.

Fonte: InfoMoney
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br