A cobrança não autorizada de débitos foi o principal motivo das reclamações contra bancos no mês de novembro, segundo divulgou o Banco Central na última sexta-feira (15). Das 522 reclamações, 71 eram sobre essa cobrança, que representou 13,6% do total.
Do total referente à esse tipo de reclamação,16 foram feitas contra o Santander. Em seguida estão o Banco do Brasil e o Bradesco, com 14 reclamações sobre cobrança não autorizada de débitos cada um. Caixa Econômica Federal e Itaú aparecem logo após, com 13 e 11 reclamações, respectivamente.
Outras reclamações
Já a reclamação com o segundo maior número de incidência foi a que se refere a operações não reconhecidas, com 52 ocorrências ou 10% do total. Nesse caso, as instituições que mais tiveram reclamações desse tipo foram Caixa Econômica Federal, com 20 reclamações, Bradesco (14), Banco do Brasil (8) e Itaú (4).
Em terceiro estão saques/depósitos divergentes, com 44 reclamações ou 8,43% do total, seguidos por reclamações que se referem às restrições aos canais de atendimento convencionais, com 29 ou 5,55%. Na tabela abaixo, é possível verificar as dez principais reclamações de dezembro:
Reclamação |
Número |
Representação |
Conta - Débitos - Não Autorizados |
71 |
13,6% |
Operações não reconhecidas |
52 |
10% |
Saques/Depósitos divergentes |
44 |
8,43% |
Restrições aos canais
de atendimento convencionais |
29 |
5,55% |
Conta - encerramento |
26 |
5% |
Ouvidoria - outros
|
26 |
5% |
Tarifas - cobrança irregular - serviços não contratados |
22 |
4,21% |
Concessão de crédito s/ Tít adeq.- ausência doc. - demais operações |
18 |
3,44% |
Circular 3289 - Descumprimento de prazo |
17 |
3,25% |
Concessão créd. s/ tít adeq - doc. falsa - crédito consignado |
17 |
3,25% |