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Cobrança não autorizada lidera reclamações contra bancos em dezembro
   
     
 


18/01/2010

Cobrança não autorizada lidera reclamações contra bancos em dezembro
Irregularidade na cobrança de débitos representou 13,6% do total, indica BC

A cobrança não autorizada de débitos foi o principal motivo das reclamações contra bancos no mês de novembro, segundo divulgou o Banco Central na última sexta-feira (15). Das 522 reclamações, 71 eram sobre essa cobrança, que representou 13,6% do total.

Do total referente à esse tipo de reclamação,16 foram feitas contra o Santander. Em seguida estão o Banco do Brasil e o Bradesco, com 14 reclamações sobre cobrança não autorizada de débitos cada um. Caixa Econômica Federal e Itaú aparecem logo após, com 13 e 11 reclamações, respectivamente.

Outras reclamações

Já a reclamação com o segundo maior número de incidência foi a que se refere a operações não reconhecidas, com 52 ocorrências ou 10% do total. Nesse caso, as instituições que mais tiveram reclamações desse tipo foram Caixa Econômica Federal, com 20 reclamações, Bradesco (14), Banco do Brasil (8) e Itaú (4). 

Em terceiro estão saques/depósitos divergentes, com 44 reclamações ou 8,43% do total, seguidos por reclamações que se referem às restrições aos canais de atendimento convencionais, com 29 ou 5,55%. Na tabela abaixo, é possível verificar as dez principais reclamações de dezembro:

Reclamação Número Representação
Conta - Débitos - Não Autorizados 71 13,6%
Operações não reconhecidas 52 10%
Saques/Depósitos divergentes 44 8,43%
Restrições aos canais
de atendimento convencionais
29 5,55%
Conta - encerramento 26 5%

Ouvidoria - outros

26 5%
Tarifas - cobrança irregular - serviços não contratados  22 4,21%
Concessão de crédito s/ Tít adeq.- ausência doc. - demais operações  18 3,44%
Circular 3289 - Descumprimento de prazo 17 3,25%
Concessão créd. s/ tít adeq - doc. falsa - crédito consignado  17 3,25%

Fonte: InfoMoney
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

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