O número de reclamações de compras on-line cresceu mais do que as vendas do comércio eletrônico entre 2008 e 2009.
As queixas registradas no site Reclame Aqui na época do Natal de 2009 (entre os dias 18 de dezembro e 15 de janeiro) atingiram 40 mil, mais do que o dobro das 18 mil reclamações registradas em igual período de 2008.
Já o crescimento nas vendas no comércio eletrônico foi de 28% na comparação entre o Natal dos dois anos.
Mais queixas
A consultoria Gonow Tecnologia afirma que o volume de queixas crescerá em 2010, caso as empresas não aperfeiçoem os sites e portais de comércio eletrônico.
“Não é somente a questão do prazo de entrega (falhas de logística) que está fazendo com que cresçam as reclamações dos consumidores que fazem compras on-line no Brasil”, afirma a empresa. “Há, pelo menos, outros quatro grandes entraves que precisam ser resolvidos por aqueles que se propõem a prestar esse tipo de serviço".
Cinco melhorias
De acordo com a Gonow, os cinco aperfeiçoamentos mais urgentes aos sites e portais voltados ao comércio eletrônico são:
1 – Oferecer ao consumidor, a partir do próprio site, a possibilidade de ligação gratuita para esclarecimento de dúvidas;
2 – Ter ferramenta de “chat” entre o consumidor e a empresa;
3 – Adotar soluções que gerem instantaneamente relatórios, estatísticas dos atendimentos e visualização dos históricos dos clientes;
4 – Adotar Web Call Center (Central de Atendimento aos Clientes);
5 – Ampliar a estrutura logística para garantir os prazos de entrega.