TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Mais de R$ 1 milhão para certificação de calçados
   
     
 


23/01/2010

Mais de R$ 1 milhão para certificação de calçados
ABDI e IBTec, com apoio da Abicalçados, assinam convênio em benefício da indústria coureiro calçadista

Na 4ª feira, 20, durante a Couromoda 2010, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) assinaram convênio que garante 1,334 milhão de reais para a certificação de calçados voltada ao conforto e à segurança. A iniciativa vai aumentar a competitividade dos calçados brasileiros frente à concorrência do mercado internacional por meio de ações que aumentem o valor agregado dos calçados.

O projeto de certificação do conforto do calçado brasileiro será desenvolvido para aumentar a competência na área de produção, no desenvolvimento de novos materiais e componentes, nos métodos de quantificação e na análise da marcha humana para proporcionar maior qualidade no caminhar. A idéia é promover a valorização do produto brasileiro por meio dessas ações e do desenvolvimento da certificação específica para calçados confortáveis. Para o presidente da ABDI, Reginaldo Arcuri, a iniciativa vai auxiliar na criação de um ambiente favorável à inovação devido à inserção de novas tecnologias, além de agregar valor. “O projeto tem objetivos comuns à agenda de ação da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) definida para esse setor, como a geração de empregos e o aumento do patamar competitivo”, explica.

A certificação do conforto é uma tecnologia inovadora desenvolvida pelo IBTeC até então implementada por um grupo pequeno de empresas. “Por meio do convênio será possível atender um número maior de empresários e facilitar o acesso à certificação, um grande diferencial que agrega valor aos produtos e aumenta a competitividade no mercado internacional”, enfatiza o presidente do IBTeC, Rui Guerreiro. De acordo com o presidente da ABDI o projeto disseminará as tecnologias de certificação do conforto principalmente entre os que mais precisam desse apoio: os médios e pequenos fabricantes.

Segurança

O convênio também irá atender outra área da cadeia coureiro calçadista, a de calçados de segurança, que engloba calçados utilizados no setores da saúde, construção civil, metal-mecânico e segurança nacional. O objetivo é aumentar a competitividade das empresas brasileiras fabricantes de calçados de segurança, proteção e ocupacionais, que buscam mercados internacionais, nos quais o atendimento às características técnicas é fundamental. Segundo o coordenador da área de couro e calçados na ABDI, Jorge Boeira, o projeto vai financiar desde o estudo das novas normas até a divulgação dos novos ensaios e disseminação da inovação tecnológica junto aos fornecedores de matérias-primas e produtos. Posteriormente, os calçados poderão ser avaliados com base na nova norma, garantindo adequação mais ágil para exportação ou distribuição no mercado interno.

Além dos segmentos tradicionais, o setor de exploração de petróleo também será beneficiado. “Os calçados de segurança utilizados em plataformas de extração de petróleo exigem propriedades antiderrapantes mais eficazes”, explica Boeira. O coordenador acrescentou que desse modo o Brasil estará adequado aos padrões internacionais, o que vai destacar o calçado brasileiro nos mercados globais e estimular a utilização de materiais mais modernos e de novas tecnologias de engenharia.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social ABDI
Autor: Marcia Oleskovicz e Maruska Freitas
Revisão e edição: Jaqueline Crestani

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br