TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Anatel autoriza uso de celulares em voos da TAM
   
     
 


23/01/2010

Anatel autoriza uso de celulares em voos da TAM
Serviço será oferecido em parceria com a OnAir, empresa que fornece sistemas para uso de celulares em aeronaves

A TAM Linhas Aéreas informa que a Anatel já autorizou o uso de celulares nos seus voos. O serviço será oferecido em parceria com a OnAir, empresa que fornece sistemas para uso de celulares em aeronaves. O início das operações depende ainda da aprovação do serviço pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), mas deverá acontecer ainda neste semestre

Segundo a diretora de Marketing da TAM, Manoela Amaro, o uso de celular a bordo sempre foi uma das demandas dos passageiros da companhia. Ela lembra que o serviço depende ainda da adaptação da legislação atual, que autoriza uso de celulares somente com a aeronave em solo e de portas abertas.

O sistema que será usado pela TAM foi certificado pela European Aviation Safety Agency (Easa), e sua utilização foi regulamentada recentemente pela União Europeia. O mecanismo garante total segurança aos passageiros, pois impede que o sinal dos celulares cause interferência nos comandos da aeronave. Além disso, em caso de necessidade, pode ser desligado a qualquer momento.

A OnAir é uma joint venture da Airbus e da Sita, organização que desenvolve tecnologia de ponta para aviação. O mecanismo desenvolvido por ela permite que 12 passageiros utilizem celulares ao mesmo tempo. Os aparelhos entrarão em roaming, ou seja, passarão a captar sinal assim que a aeronave atingir três mil metros de altura, podendo fazer ou receber ligações e enviar mensagens SMS. Smartphones também funcionarão a bordo, permitindo que os passageiros acessem e-mails.

Inicialmente, o sistema será instalado em aeronaves do modelo Airbus. Quatro aeronaves serão equipadas com a tecnologia para testar o uso do serviço e sua aprovação pelos passageiros. O uso será cobrado diretamente na conta de telefone do passageiro. A tarifa será definida pela operadora usada pelo cliente.

Fonte: Tele.Síntese
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br