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Pesquisa aponta melhora nos serviços prestados pelo Estado do RS em 2009
   
     
 


27/01/2010

Pesquisa aponta melhora nos serviços prestados pelo Estado do RS em 2009
Governadora Yeda Crusius anunciou nessa quarta-feira (27) os resultados de uma ampla Pesquisa de Satisfação
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A governadora Yeda Crusius anunciou nesta quarta-feira (27) os resultados de uma ampla Pesquisa de Satisfação sobre os serviços públicos prestados no Rio Grande do Sul. Os dados constam de 2.056 questionários respondidos pelos gaúchos, no período de 6 de agosto a 3 de setembro de 2009, cobrindo 329 municípios e todos os 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). No levantamento foram avaliados os serviços nas áreas de Educação, Saúde, Segurança, Infraestrutura, Assistência Social e Meio Ambiente. A pesquisa é realizada pela Secretaria do Planejamento e Gestão desde 1997, em cumprimento ao Código Estadual de Qualidade dos Serviços Públicos, instituído pela Lei nº 11.075/98.

Em 2009, o melhor nível de satisfação expresso pelos usuários foi com Água Tratada (83,6%) e Energia Elétrica (80,6%). As áreas com menor índice de satisfação foram Saneamento (37,5%), Saúde (36,7%) e Segurança (34,3%).

A pesquisa de 2009 mostra também que houve uma melhoria significativa dos índices de satisfação do cidadão respondente, quando comparado com 2006. Na Segurança, o índice de satisfação subiu de 13,7% para 34,3% - aumento de 150,4%. Na Saúde, subiu de 17,8% para 36,7% - aumento de 106,2%. Na Educação, o índice de satisfação era de 32,6% em 2006 para o ensino como um todo (Ensino Fundamental e Médio) e subiu para 63,9% no caso do Ensino Fundamental e para 59,8% no caso do Ensino Médio em 2009. Comparativamente a 2007/2008, houve um incremento de 42,9% e 46,9% na Escola Pública de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, respectivamente.

Yeda Crusius avaliou que os resultados da Pesquisa revelam uma significativa melhoria. "Tivemos de enfrentar o desequilíbrio das contas públicas com controle de gastos, mas não podíamos permitir que isso prejudicasse ainda mais os serviços públicos, que eram afetados pela falta de recursos do Tesouro. Alcançamos o Déficit Zero, estamos recuperando a capacidade de investimentos e adotamos um modelo de gestão focado em resultados para que o Estado pudesse prestar melhores serviços à população. Essa pesquisa revela que estamos atingindo esse objetivo e que precisamos continuar seguindo o caminho da responsabilidade fiscal e da boa gestão para atender cada vez mais aos anseios da população".

O secretário do Planejamento e Gestão, Mateus Bandeira, explicou que a realização e a divulgação da pesquisa são uma exigência legal no Rio Grande do Sul. Para o governo, o mais importante é que a consulta é uma forma de avaliar a percepção dos usuários sobre a política de modernização da gestão, focada na contratualização de resultados para melhorar os serviços à população. Por isso, o Governo está dando mais transparência aos resultados, divulgando a Pesquisa e seu banco de dados no site da Seplag. "Queremos avaliar as áreas com menor grau de satisfação e os gargalos de atendimento sob a ótica do usuário. Assim, poderemos alinhar ainda mais o planejamento e a gestão à condução dos programas sociais e de infraestrutura", disse.

Fonte: Governo do Estado do RS
Autor: Assessoria de Comunicação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

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