TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Varejistas querem IPI menor por mais tempo, mas planejam manter promoções
   
     
 


28/01/2010

Varejistas querem IPI menor por mais tempo, mas planejam manter promoções
Imposto reduzido acaba no dia 31, mas setor busca prorrogação.

Estoques permitem preço mais baixo por até 40 dias, dizem empresas.

 
Enquanto torcem por nova prorrogação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido para os produtos da chamada linha branca (geladeiras, fogões, máquinas de lavar e tanquinhos), que termina neste domingo (31) os grandes varejistas brasileiros já planejam prolongar as promoções e manter preços mais baratos enquanto durarem os estoques.
 
Veja ao lado: o efeito da redução do IPI nos preços dos produtos
 
O IPI reduzido foi uma estratégia do governo anunciada em abril do ano passado para minimizar os efeitos da crise financeira internacional sobre a economia brasileira. Desde então, já foi renovada duas vezes, em junho e em outubro do ano passado. 
 
De acordo com empresas e entidades consultadas pelo G1, as grandes redes defendem e até negociam diretamente com o governo para que o imposto menor seja mantido para esse tipo de produto, já que a medida tem se refletido em vendas maiores desde a sua instituição.
 
Técnicos do Ministério da Fazenda confirmam que representantes do setor de eletrodomésticos já se reuniram com integrantes da equipe econômica e pediram uma nova prorrogação do benefício. Entretanto, informam que nada teria sido decidido até o momento.
 
Promoção prolongada
 
De acordo com o Carrefour, a intenção da rede é manter os preços reduzidos dos produtos de linha branca até o fim dos estoques, que em média duram 40 dias. "A rede acredita que a prorrogação da medida continuará beneficiando os diversos elos da cadeia de consumo – clientes, indústria e varejo", informou o grupo francês em comunicado.
 
Estratégia semelhante à do Grupo Pão de Açúcar, que detém as varejistas Casas Bahia e Ponto Frio, prepara uma série de ofertas e promoções de produtos de linha branca pela internet e nas lojas do Extra e do Ponto Frio a serem realizadas "ao longo da semana".
 
Em nota, o grupo diz que a medida impulsionou as vendas da companhia. "Só em janeiro de 2010, as vendas de linha branca no Grupo cresceram 35% se comparado com o mesmo mês de 2009."
 
O Wal Mart também afirma que irá manter os preços menores até o fim dos estoques, mas não informou em quanto tempo isso deve ocorrer.
  
Foto: Editoria de arte
Entenda
 
A redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para os produtos da linha branca foi anunciada pelo governo federal em 17 de abril do ano passado, em meio à crise financeira internacional que reduziu o ritmo da atividade econômica e diminuiu o consumo por parte da população.
 
Com menos impostos, a intenção foi de manter os patamares de consumo da população, ou evitar quedas maiores, e preservar o nível de emprego. 
 
Na última vez, os produtos com baixo consumo de energia foram beneficiados com alíquotas menores. Segundo dados da Receita Federal, a desoneração custou, ao todo, R$ 511 milhões aos cofres públicos. 

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, deverá se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante viagem a Davos (Suíça), onde participam do Fórum Econômico Mundial, para debater a questão.
 
Refrigeradores mais caros
 
Quem planeja comprar um refrigerador novo, no entanto, precisa ficar atento: os estoques desse produto estão mais baixos por causa do verão e, se o governo decidir retirar o benefício, os preços devem subir mais rapidamente que os outros.
 
De acordo com o gerente de negócios da Ricardo Eletro, Samuel Faria, a entrega de refrigeradores pela indústria já tem sido menor do que a procura do mercado. "Os itens de refrigeração são considerados críticos hoje no mercado, porque no verão tem vendas entre 20% a 35% maiores do que no resto do ano", diz Faria.
 
" A indústria tem entregado menos do que exige a demanda nesta época, que é duplamente influenciada pela redução do IPI e pelo calor", ressaltou Faria.

Fonte: G1
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br