TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Campanha da SBOT e PROTESTE mostra como usar mochila sem afetar saúde dos estudantes
   
     
 


29/01/2010

Campanha da SBOT e PROTESTE mostra como usar mochila sem afetar saúde dos estudantes
Segundo a Organização Mundial da Saúde, este é um dos motivos que leva 85% da população mundial a sofrer dor nas costas

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e a PROTESTE – Associação de Consumidores estão promovendo uma campanha nacional de orientação para o uso adequado da mochila pelos estudantes no retorno às aulas. A partir do próximo final de semana 30 e 31 de janeiro, serão distribuídos folders nos pedágios. Segundo a Organização Mundial da Saúde, este é um dos motivos que levam 85% da população mundial a sofrer dor nas costas. Nos sites das entidades (www.proteste.org.br e www.sbot.org.br) haverá um vídeo institucional e folder educativo.

A campanha terá, inicialmente, distribuição de material informativo em pedágios de rodovias paulistas e da ponte Rio-Niterói. Posteriormente, as 26 sociedades estaduais de Ortopedia, em todo o País, organizarão reuniões de pais e mestres em escolas de todos os Estados, para dar orientação específica e esclarecer dúvidas. Os folders serão distribuídos a partir do dia 1º no colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo.

A PROTESTE, parceira da SBOT nesta campanha, já fez testes comparativos que detectaram estudantes de sete anos carregando mochilas com 15% do peso da criança. Em um caso extremo, um menino de nove anos, que pesava 38,2 quilos e carregava mochila com 6,7 quilos, ou seja, 17% do peso corporal. O pior, diz a coordenadora da PROTESTE, Maria Inês Dolci, “é que um terço do peso correspondia a brinquedos que os pais deveriam ter orientado a estudante a não levar para a escola”.

O presidente da SBOT, Claudio Santili, explica que os ortopedistas não são contra o uso da mochila, mas sim contra o excesso de peso e a forma inadequada de carregá-la. Isso pode provocar problemas da coluna que não são percebidos de imediato, mas cujo efeito cumulativo aparecerá quando o estudante for adulto.

Cuidados básicos

Santili diz que os 150 mil fôlderes – que serão distribuídos a 70 mil motoristas, nos pedágios da Anchieta/Imigrantes, da Anhanguera/Bandeirantes e da ponte Rio/Niterói, na primeira fase da campanha – informam os cuidados básicos para o uso adequado da mochila:

a) A criança não pode carregar na mochila mais do que 10% de seu peso;
b) Nunca carregá-la com apenas uma das tiras passada pelos ombros, pois isso pode provocar escoliose;
c) As tiras devem ser tensionadas para que a mochila fique bem junto ao corpo, e cinco centímetros acima da linha da cintura.

Para o presidente da SBOT o problema da mochila tem várias facetas, pois falta regulamentação sobre o assunto, sendo necessário levar em conta o peso dos livros, uma vez que o estudante carrega diariamente vários volumes para acompanhar as aulas. “O que é incrível é que os estudantes universitários, cujo corpo já está formado, carregam menos livros que os do primeiro grau”, afirma Santili. As editoras também deveriam ser preocupar com o peso final dos livros que produzem ou a instituição de fichários.

A coordenadora institucional da PROTESTE corrobora a afirmação. Lembra que, na França, por exemplo, as editoras usam papel de menor gramatura para os livros escolares, para que sejam mais leves.

Ela defende ampla discussão do tema, pois tanto é necessário que os pais verifiquem se o peso que a criança carrega não é excessivo, como é preciso pensar em soluções alternativas. O armário para deixar os livros na escola é uma delas, comum nos Estados Unidos, ou a maleta com rodinhas, para ser puxada e não carregada.

Claudio Santili insiste que a conscientização dos pais é fundamental, pois há uma grande diferença entre os efeitos nefastos de uma mochila pesada se carregada por um estudante que desce do ônibus escolar praticamente dentro da escola, e daquele que, morando em local mais distante, carrega-a por longos percursos a pé.

Fonte: Assessoria da ProTeste
Autor: Vera Lúcia Ramos
Revisão e edição: Jaqueline Crestani

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br