Os consumidores que realizam suas compras pela web estão cada vez mais satisfeitos. Em 2009, o ìndice de Confiança do e-Consumidor, desenvolvido pela e-bit, em parceria com o MIS (Movimento Internet Segura), ficou em 86,3%.
Durante o ano, a variação máxima entre o menor e o maior índice de confiança, registrados em fevereiro (85,59%) e agosto (87,29%), respectivamente, atingiu 1,7 ponto percentual.
"A variação dos números indica que a satisfação foi muito pequena, mesmo com o aumento do volume de transações em eventos sazonais, greve de operadores logísticos, enchentes e outros imprevistos", diz o coordenador do MIS, Djalma Andrade.
Análise mensal
O resultado de dezembro ficou em 85,98% e, segundo a e-bit, foram movimentados R$ 1,6 bilhão entre os dias 15 de novembro e 24 de dezembro, o que representa um aumento de 28%, na comparação com o mesmo período de 2008.
O índice de Confiança do e-consumidor avalia itens como facilidade de comprar, seleção de produtos, informação sobre os produtos, preços, navegação, entrega no prazo, qualidade dos produtos e do atendimento aos clientes, política de privacidade e manuseio e envio das mercadorias.
A avaliação dos e-consumidores é colhida por meio de pesquisas nas lojas conveniadas à e-bit, sendo uma no ato da compra e outra após o recebimento do produto. Para a consolidação do índice de 2009, foram coletadas 1,4 milhão de entrevistas em todo o Brasil, entre janeiro de dezembro do ano passado.