TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
GS1 recorre a Google e Apple por eficiência e segurança na saúde
   
     
 


22/02/2024

GS1 recorre a Google e Apple por eficiência e segurança na saúde
Entidade global responsável pelo código de barras lança campanha para que as marcas habilitem o reconhecimento do código bidimensional GS1 Datamatrix por smartphones nas embalagens de medicamento

A GS1 – entidade sem fins lucrativos e responsável pela atribuição de códigos de identificação de produtos em todo o mundo – busca negociar com Google e Apple que suas plataformas para smartphones estejam habilitadas para a leitura, em linguagem local, do código bidimensional GS1 DataMatrix que está presente nas embalagens de medicamentos e dispositivos médicos. A iniciativa é parte da campanha da GS1 para aumentar a segurança e a eficiência na área da saúde e possibilitar que todos os consumidores tenham acesso às informações disponíveis para o seu tratamento.

 

Géraldine Lissalde-Bonnet

 

De acordo com Géraldine Lissalde-Bonnet, vice-presidente de Healthcare da GS1, "não se trata apenas da digitalização das informações, mas reduzir erros de medicação, agilizar recalls, combater produtos falsificados e acessar informações relevantes sobre produtos doados". "Essa iniciativa visa melhorar a segurança do paciente em todo o mundo e garantir o uso de medicamentos e dispositivos confiáveis", completa Géraldine.

 

João Carlos de Oliveira

 

A GS1 Global, representada no Brasil pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, tem como objetivo apoiar a eficiência em toda a cadeia de abastecimento no setor da saúde. "Desempenhamos um papel fundamental no contexto da rastreabilidade e da segurança do paciente. Os padrões globais e abertos da GS1 facilitam os processos e o acompanhamento de todo o fluxo para identificar os produtos e materiais hospitalares no mundo", declara João Carlos de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil.

GS1 Datamatrix

 

GS1 DataMatrix é o código bidimensional que ganhou projeção no setor da saúde, pois carrega informações variadas como lote, data de validade e número de série desde medicamentos e instrumentos cirúrgicos até a identificação de pacientes. A garantia de procedência dos medicamentos e a segurança do paciente já foi percebida por vários hospitais brasileiros em seus processos de rastreabilidade internos com a adoção do padrão GS1 DataMatrix. Entre eles, Hospital Moinhos de Vento, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Oswaldo Cruz, Hospital Santa Joana e Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Sobre a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. A entidade conta com cerca de 58 mil associados que representam 36% do PIB nacional e 12% dos empregos formais. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos e comunicação, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística. Mais informações aqui.

Fonte: DFreire Comunicação e Negócios
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br