TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Preço do aluguel em Porto Alegre registra alta no primeiro mês do ano
   
     
 


22/02/2024

Preço do aluguel em Porto Alegre registra alta no primeiro mês do ano
É o 7º mês seguido de crescimento no preço. Capital gaúcha mantém o mesmo cenário do ano passado, com aumento de preços em todas as regiões

O mercado imobiliário em Porto Alegre começou o ano de 2024 com aumento dos preços dos novos contratos de aluguel. É o que aponta o Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb, divulgado hoje. Na capital gaúcha, em janeiro, a alta em comparação com dezembro foi de 1,92%, com o preço médio de R$ 32,74 por metro quadrado.

É o 7º mês consecutivo de alta nos preços. Entre os principais fatores para mais um aumento registrado está a alta temporada de procura de aluguéis. Como muitos contratos vencem no final do ano, há uma demanda maior por aluguel nos primeiros meses.

Entre os tipos de dormitório, os imóveis de dois quartos se destacaram em janeiro. O aumento foi de 2,16% em comparação com dezembro. No último mês, o preço médio do m² desses imóveis foi de R$ 31,83.

Segundo o indicador, a alta acumulada em 12 meses ficou em 13,35% em janeiro. Em comparação com os últimos meses, o cenário se mantém praticamente estável. Desde fevereiro do ano passado, os preços têm permanecido na faixa de 13% a 14% na variação anual.

"O mercado de Porto Alegre começa 2024 de uma forma bastante parecida com a do final do ano passado, com uma alta consistente e um crescimento dos preços espalhado por várias regiões da cidade", destaca Pedro Capetti, especialista em dados do Grupo QuintoAndar.

Apesar do recorde nos valores, os consumidores ainda encontram espaço para negociar. Dados do Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb mostram que o desconto médio das transações subiu em janeiro para 3,8% - 0,2 ponto percentual acima do valor registrado em dezembro de 2023.

"Há espaço para negociar e conseguir o melhor preço na hora de alugar. Para quem deseja barganhar, começar a busca mais cedo aumenta a chance de conseguir um desconto melhor", diz Capetti.

Sobre o Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb | Metodologia

A metodologia do novo Índice usa um modelo de preços hedônico, flexível, e incorpora dezenas de variáveis estruturais e locacionais para melhorar a qualidade e precisão dos dados. Fatores como tamanho, número de vagas de garagem, acessibilidade a escolas, entre outros, são levados em conta. Como resultado, o Índice se mostra um retrato fiel das tendências no mercado.

O Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb substitui o antigo Índice QuintoAndar de Aluguel (e também o Index do Imovelweb). O novo Índice parte de uma base de dados maior e mais representativa.

Em janeiro, foi feita uma revisão da série histórica das cidades, com um refinamento da coleta e da análise dos dados, com o objetivo de aprimorar a parametrização e garantir ainda mais precisão e confiabilidade das informações fornecidas.

Lançado em SP, Rio, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília, o indicador tem periodicidade mensal. Acesse grupoquintoandarÜ‚com/indice-de-aluguel/ para mais informações. 

Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Leticia Araújo - QuintoAndar
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Freepik


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br