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CDL POA: Compras de Páscoa são mais emocionais e não estão previstas no orçamento
   
     
 


27/03/2024

CDL POA: Compras de Páscoa são mais emocionais e não estão previstas no orçamento
O supermercado é o principal local para as compras dos chocolates. Os filhos serão presenteados com gastos de até R$ 100,00

Estudo de Páscoa 2024 da CDL POA busca entender como as famílias vivenciam a celebração e se organizam financeiramente. Para isso, de forma inédita na Entidade, inicia-se um estudo etnográfico com três famílias porto-alegrenses, de diferentes configurações e realidades financeiras, cujo propósito é compreender os hábitos de consumo nas datas comemorativas e acompanhar a maneira que se relacionam com suas finanças durante o decorrer do ano. 

O estudo, realizado com apoio da Vitamina Pesquisas, mostra que a Páscoa inaugura o calendário de aquecimento do varejo e seu lançamento frente aos consumidores é a montagem a cobertura do teto de ovos de Páscoa nos supermercados. Nas famílias, os adultos não recebem presentes, apenas os filhos. E se, por um lado, a razão mostra que a barra de chocolate vale mais a pena do que o ovo, a emoção prevalece querendo manter a tradição do ninho cheio. 

Os entrevistados afirmam que a compra será em torno de R$ 100,00 por filho. Esse não é um gasto previsto no orçamento. Existe um dilema entre a razão e a emoção na hora de decidir o presente de Páscoa: se, em um aspecto, o alto valor dos ovos ativa a racionalização, por outro a simbologia pesa. Muitas vezes, as crianças também recebem brinquedos ou outros presentes, em vez de chocolates, relata uma representante de uma das famílias pesquisadas: "Minha filha disse que prefere ganhar R$200,00. Por mim, eu faria os ovinhos porque têm gosto de infância." 

Insights importantes surgiram em decorrência deste rastreamento. Em geral, as famílias entendem que a distribuição do orçamento precisa ser racional, contudo, nas datas comemorativas, a emoção predomina. Segundo o presidente da CDL POA, Irio Piva, a dicotomia entre razão e emoção ganhou força entre os entrevistados: "Nesta pesquisa de Páscoa, esteve muito presente a premissa de que consumidores são mais do que clientes comprando produtos, são indivíduos com sonhos e desejos, que também querem estar inseridos em suas comunidades por meio dos bens de consumo e das celebrações coletivas."

Acesse aqui a pesquisa completa

anexo 1.pdf

Fonte: Imprensa CDL POA
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

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