TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Justiça do Trabalho concede liminar que proíbe jogos do Gauchão entre 10h e 18h
   
     
 


05/02/2010

Justiça do Trabalho concede liminar que proíbe jogos do Gauchão entre 10h e 18h
Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul moveu a ação. Medida começa a valer neste fim de semana.
Por conta do calor intenso, os jogos do Campeonato Gaúcho das séries A e B, marcados entre 10h e 18h, terão de ser disputados em novo horário. Uma liminar que proíbe a realização das partidas neste período foi concedida pela Justiça do Trabalho na manhã desta sexta-feira. A ação cautelar foi movida pelo Sindidato dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul nesta quinta, e a determinção começa a valer já neste fim de semana.
 
A medida ganhou força nesta quarta, depois que Grêmio e São Luiz de Ijuí se enfrentaram no estádio Olímpico, às 17h, com temperatura na casa dos 40º C. Alguns jogadores do Tricolor, como os zagueiros Rafael Marques e Mário Fernandes, passaram mal. O primeiro teve de ir ao hospital após a partida para tomar soro. Estava desidratado, segundo informou a assessoria de imprensa do clube.
 
A decisão da Justiça do Trabalho:

Assim, defiro a liminar, em ação cautelar, impedindo a ocorrência de partidas de futebol profissional no Rio Grande do Sul, entenda-se séries “A” e “B”, campeonato gaúcho e campeonato gaúcho da série “B”, entre as 10h e as 18h , devendo as partidas iniciarem e terminarem fora destes horários, sob pena de multa diária de cento e cinquenta mil reais por partida, sem prejuízo da multa de cinco mil reais por atleta, em favor do Fundo de Amparo ao Trabalhador. Intimem-se. Dê-se ciência ao Ministério Público do Trabalho. Expeça-se mandado urgente, pelo plantão, junto ao presidente da Federação Gaúcha de Futebol. Nada mais.

POA, 04 de fevereiro de 2010.
 
Rafael da Silva Marques
Juiz do Trabalho
 
Nesta quarta-feira, o advogado Décio Neuhaus disse que a preocupação do Sindicato dos Atletas é primar pela integridade física dos jogadores.
 
- A sensação térmica no jogo do Grêmio era de 45ºC. O Batista, comentarista do SporTV e da RBSTV, desmaiou na cabine. O Inter, que jogou às 22h, em Novo Hamburgo, enfrentou temperaturas de 35ºC. O preparador físico do Inter, Fábio Mahseredjian, explicou que os jogadores poderiam perder até 4% de massa corporal naquelas condições, quando a perda de 5% pode representar um colapso. Nós queremos é preservar a integridade física dos atletas. Sabemos que o verão aqui no Rio Grande do Sul é quente. Um jogo às 17h, na realidade, está sendo disputado às 16h por conta do horário de verão – explicou, por telefone, ao GLOBOESPORTE.COM.
 
FGF vai tentar cassar a liminar
 
Segundo o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Francisco Novelletto, o departamento jurídico da entidade aguarda a notificação da Justiça do Trabalho para tentar cassar a liminar.
 
- Nós não recebemos ainda. Deveremos ser comunicados na parte da tarde. Meu departamento jurídico vai tentar cassar. Temos um contrato assinado com os clubes e a televisão. A televisão vendeu o pacote. Se não conseguirmos, a Federação e os clubes terão um enorme prejuízo. Ninguém assinou contrato com uma arma na cabeça. Os clubes consentiram. A vida toda se jogou às 16h, às 17h. Se não conseguirmos derrubar a liminar, vou tentar outras medidas. Vou conversar com os clubes - informou, por telefone, ao GLOBOESPORTE.COM. 
 
Por enquanto, apenas uma partida da sétima rodada do Gauchão está marcada para o horário que não se enquadra na liminar da Justiça (entre 10h e 18h). Na tabela, Universidade e Grêmio se enfrentam às 17h, no Complexo Esportivo Canoas.   
 
Clubes pretendem acatar a decisão da Justiça

O presidente do Inter, Vitorio Piffero, foi direto. Disse que o Colorado vai cumprir os horários determinados pela Federação Gaúcha de Futebol a partir da decisão judicial.

- O clube é filiado à Federação Gaúcha da Futebol. Se o Sindicato dos Atletas entende que há problemas, nós vamos jogar na hora que for determinado. A Federação que marque as partidas nos horários que a Justiça permita. Obviamente, a Federação vai ter que seguir a ordem da Justiça. Não existe uma revolta dos clubes. Existe uma decisão que impede a realização dos jogos. A Federação e a televisão terão de achar uma saída – disse, por telefone, ao GLOBOESPORTE.COM.

O diretor de futebol do Grêmio, Luiz Onofre Meira, aprovou a iniciativa do Sindicato do Atletas e afirmou que a prioridade é preservar a saúde dos jogadores.

- Essa medida é muito responsável. Eu vi os jogadores expostos e isso é uma situação complicada. Tivemos jogadores com problemas, como o Rafael Marques, que teve que ser hospitalizado. Neste momento de calor atípico, eu concordo até para não expor a saúde dos atletas - afirmou.
 
Pela tabela atual da sétima rodada do Gauchão, apenas uma partida não se enquadra no horário determinado pela Justiça do Trabalho (entre 10h e 18h). O jogo entre Universidade e Grêmio está marcado para 17h, no Complexo Esportivo Canoas, neste domingo. 
 
Confira:
 
Campeonato Gaúcho
Primeiro turno - sétima rodada
Domingo, 07/02
17h - Universidade x Grêmio
19h - S. José de P. Alegre x Novo Hamburgo
19h30m - Internacional x Avenida
19h30m - Santa Cruz x Juventude
19h30m - São Luiz x Esportivo
20h30m - Veranópolis x Inter de Santa Maria
Segunda, 08/02
20h - Pelotas x Porto Alegre
20h30m - Caxias x Ypiranga

Fonte: Globo Esporte
Autor: Richard Souza
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br