TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Inaugurada em Porto Alegre primeira fábrica de chips da América Latina
   
     
 


05/02/2010

Inaugurada em Porto Alegre primeira fábrica de chips da América Latina
Prefeito José Fogaça participou nessa sexta-feira (5), da solenidade de inauguração do Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec)
Foto: Luciano Lanes/PMPA
Fogaça afirmou que a cidade começa uma nova fase de desenvolvimento

Foto: Luciano Lanes/PMPA
Ceitec visa a atrair novos fabricantes e consolidar indústria microeletrônica


 

TECNOLOGIA

Inaugurada primeira fábrica de chips da América Latina

O prefeito José Fogaça participou hoje, 5, da solenidade de inauguração do Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), primeira fábrica especializada no desenvolvimento e produção de chips da América Latina. "Cooperação, inovação e democracia são palavras que se encontram neste ambiente de iniciativa. São estas palavras que definem os caminhos do futuro. Porto Alegre e o Ceitec inauguram uma nova fase da história econômica e de desenvolvimento da cidade. A Capital agradece a todos os envolvidos neste processo e que fizeram isso realmente acontecer", afirmou.

Vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a empresa é uma estatal com fins lucrativos, criada por decreto presidencial em novembro de 2008. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, também prestigiaram o ato de descerramento da placa inaugural.

Com um investimento de R$ 400 milhões do MCT, a implantação do Ceitec pelo governo brasileiro visa ao desenvolvimento da indústria de semicondutores, atraindo novos fabricantes e gerando as condições para a consolidação da indústria microeletrônica avançada no país. Presidida pelo alemão Eduard Weichselbaumer, a empresa foca sua atuação nos segmentos de identificação por radiofreqüência (RFID), comunicação sem fio (Wireless Communication) e mídias digitais (Digital Multimedia).

Após entrar em operação, em agosto de 2009, em 60 dias a empresa contratou quase 100 profissionais de alta especialização. Até maio de 2010, serão mais de 250 funcionários nas áreas de engenharia e técnicos especialistas no Design Center e na fábrica.

Produção de Chips - São produzidos a partir de wafers de 6 polegadas de diâmetro. O processo produtivo se inicia com os wafers, que são lâminas de silício – que é um material semicondutor - e termina com os chips impressos em processos fotoquímicos nessas lâminas.

A fábrica possui sala limpa classe 100, considerada 10 mil vezes mais limpa que uma Unidade de Terapia Intensiva. O grau de assepsia é necessário para que os circuitos integrados sejam gravados nos wafers de silício.

Fonte: PMPA
Autor: Assessoria de Comunicação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br