TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
STF declara a constitucionalidade de lei paulista que majorou o ICMS de 17% para 18%
   
     
 


09/02/2010

STF declara a constitucionalidade de lei paulista que majorou o ICMS de 17% para 18%
Argumento de recurso interposto por empresa Heral S.A. Indústria Metalúrgica é contestado por governo estadual e não recebe apoio suficiente de Ministros

No início da semana, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) declarou a constitucionalidade da Lei estadual Nº 9.903, de 30 de dezembro de 1997, que elevou de 17% para 18% a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente no estado de São Paulo, e da Lei estadual Nº 11.813, de 16 de dezembro de 2004, que manteve o reajuste do tributo nos termos da lei anterior.

Por nove votos a um, a decisão foi tomada no julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 585535, interposto pela empresa Heral S.A. Indústria Metalúrgica contra acórdão (decisão colegiada) do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), que também havia julgado constitucional a majoração do tributo. Anteriormente, a Suprema Corte já havia reconhecido a repercussão geral da questão constitucional suscitada no RE. O especialista e diretor Comercial da Rede Nacional de Contabilidade (RNC), Marcos Apostolo, explica que a repercussão é um filtro que permite ao STF julgar somente os recursos que possuam relevância social, econômica, política ou jurídica.

Sobre a RNC

A RNC é formada por 32 associadas distribuídas em todo território nacional. Com atuação nos mercados nacional e internacional, atende mais de 5 mil clientes, tem uma estrutura interna composta por mais de mil colaboradores e seu parque tecnológico conta com mais de mil computadores em seus escritórios associados e data-center´s. Para saber mais, acesse: www.rede-rnc.com.br.

 

Fonte: Estúdio de Comunicação
Autor: Ana Carolina Rodrigues
Revisão e edição: Bruna Passos Amaral

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br