A LATAM acaba de anunciar 4 novas rotas e aumento de 12% dos seus voos domésticos no Brasil a partir de abril de 2025. O crescimento em relação ao mesmo período de 2024 (de 316 para 348 voos domésticos por dia) representa mais um avanço do compromisso da companhia com o desenvolvimento da aviação brasileira. Na prática, o investimento a partir de abril de 2025 fará a malha aérea doméstica da LATAM no Brasil passar de 52 para 54 destinos e de 124 para 128 rotas estruturais.
Todas as 4 novas rotas (São Paulo/Guarulhos-Rio Branco, São Paulo/Congonhas-Joinville, São Paulo/Guarulhos-Pelotas e São Paulo/Congonhas-Ribeirão Preto) serão operadas por aeronaves da família Airbus A320 e A319, com capacidade para até 216 passageiros. As passagens aéreas de todos os novos voos diretos já estão disponíveis em latam.com e demais canais.
"Somente neste ano, já acrescentamos mais de 1,3 milhão de assentos no mercado doméstico brasileiro. Em 2025 seguiremos investindo para ampliar ainda mais esta rede de forma sustentável e eficiente. Isso é possível porque a LATAM está forte, entregando um produto cada vez mais atrativo e com mais opções para todos os tipos de viajantes", explica Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.
INVESTIMENTO DA LATAM NA REGIÃO NORTE
Com previsão de 38 mil passageiros por ano, a nova rota São Paulo/Guarulhos-Rio Branco ampliará a conectividade da região Norte, pois conectará a capital do Acre a outros 43 destinos nacionais e 23 destinos internacionais que a LATAM atende a partir do seu maior hub (centro de conexão). A rota será inaugurada com 5 voos por semana de 4 horas de duração. Atualmente, a capital acreana conta com 10 voos por semana da LATAM para o aeroporto de Brasília, onde os passageiros podem se conectar a outros 37 destinos nacionais e 2 internacionais atendidos pela companhia.
INVESTIMENTO DA LATAM NA REGIÃO SUL
Com previsão de 137 mil passageiros por ano, a nova rota São Paulo/Congonhas-Joinville ampliará a conectividade da região Sul, pois conectará a cidade catarinense a outros 25 destinos nacionais que a LATAM atende a partir do aeroporto central da capital paulista. A rota será inaugurada com 1 voo diário de 1 hora de duração. Atualmente, a cidade catarinense conta com voos diários da LATAM para o aeroporto de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo - operação que será interrompida com a abertura da nova rota para Congonhas.
Com previsão de 20 mil passageiros por ano, a nova rota São Paulo/Guarulhos-Pelotas também ampliará a conectividade da região Sul, pois conectará a cidade gaúcha a outros 43 destinos nacionais e 23 destinos internacionais que a LATAM atende a partir do seu maior hub (centro de conexão). A rota será inaugurada com 3 voos por semana, com 1h45 de duração. Esta será a primeira operação regular da LATAM em Pelotas, após realizar uma operação emergencial na cidade de agosto a outubro deste ano, durante o fechamento do aeroporto de Porto Alegre.
INVESTIMENTO DA LATAM NA REGIÃO SUDESTE
Com previsão de 63 mil passageiros por ano, a nova rota São Paulo/Congonhas-Ribeirão Preto ampliará a conectividade da região Sudeste. A rota será inaugurada com 1 voo diário de 1 hora de duração. A nova operação será complementar ao voo São Paulo/Guarulhos-Ribeirão Preto, operado pela Voepass e oferecido aos passageiros em latam.com.
LATAM É EMPRESA AÉREA QUE MAIS INVESTE NO BRASIL
Atualmente, a LATAM é a empresa aérea que mais adiciona voos e assentos ao mercado brasileiro, operando a maior malha aérea da sua história no Brasil, com voos para 53 aeroportos em território nacional. Na operação internacional, é a companhia que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos próprios do País para 90 aeroportos no exterior.
Em 2024, a LATAM já adicionou no Brasil mais de 1,3 milhão de assentos domésticos e ultrapassou a marca de 150 aeronaves em sua frota nacional. Ao todo, a companhia prevê um crescimento de até 8% na sua oferta doméstica de assentos no Brasil este ano, na comparação com 2023.
Como consequência, a companhia lidera a aviação brasileira desde 2021, segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Ao todo, a companhia obteve quase 39% de participação (RPK*) no mercado doméstico brasileiro no terceiro trimestre de 2024.
Nos voos internacionais, a LATAM terminará o ano de 2024 tendo inaugurado as rotas Brasília-Santiago, Curitiba-Lima, Fortaleza-Santiago e Recife-Santiago. Segundo a ANAC, a LATAM liderou o setor aéreo internacional do Brasil no terceiro trimestre de 2024, com 23,45% de participação (RPK*).
*RPK: sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados. O índice considera a quantidade de passageiros por quilômetro transportados pela empresa sobre o volume de passageiros por quilômetro transportados por todas as companhias aéreas que operam no Brasil.