TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Economia nacional
   
     
 


15/03/2009

Economia nacional
Vendas do varejo crescem 6% em janeiro, diz IBGE

As vendas do varejo brasileiro cresceram 6% em janeiro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, informou nesta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já a receita nominal do setor cresceu 11,9%, na mesma base de comparação. Em relação ao mês anterior (dezembro), os indicadores mostraram recuperação, crescendo 1,4% e 2,1%, respectivamente, na série com ajuste sazonal.

Com o resultado de janeiro ante dezembro, as vendas do varejo quebraram um ciclo de três quedas consecutivas, na comparação mês com o mês anterior. No primeiro mês do ano, na série com ajuste sazonal, o volume de vendas cresceu em sete das dez atividades pesquisadas, informou o IBGE.

"Esse fôlego (no comércio varejista em janeiro) nós estamos analisando com certa cautela. A gente acha que pode estar havendo muitas promoções em janeiro, em função das sobras de natal. É uma queima de estoque. Isso incentivou as vendas", explicou o coordenador de Serviços e Comércio do IBGE, Nilo Lopes.

"E outro fator é que as medidas que o governo vem tomando desde setembro começaram a se sentir efetivamente no comércio agora em janeiro, como, por exemplo, a redução da alíquota do imposto de renda", completou.

As altas ocorrem em veículos e motos, partes e peças (11,1%); livros, jornais, revistas e papelaria (7,6%); móveis e eletrodomésticos (7,1%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (5,8%); tecidos, vestuário e calçados (2,2%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,8%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,3%). Já as quedas foram verificadas em equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-12,5%); material de construção (-2,8%) e combustíveis e lubrificantes (-0,7%).

Segundo a pesquisa, ao considerar também as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção - o chamado comércio varejista ampliado, as vendas tiveram um acréscimo de 4,4% em relação a dezembro, mesma evolução da receita nominal.

Com o resultado de janeiro, o volume de vendas do comércio varejista acumulam alta de 8,7% em 12 meses ante um acúmulo de 14,7% para a receita nominal, informou o IBGE.

Fonte: Invertia
Autor: Daniel Gonçalves
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br