TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Operações não reconhecidas lideram queixas contra bancos
   
     
 


18/02/2010

Operações não reconhecidas lideram queixas contra bancos
De acordo com ranking do BC, das 530 reclamações procedentes de janeiro, 12% eram sobre operações não reconhecidas

Operações não reconhecidas foram os principais motivos das reclamações contra bancos no primeiro mês do ano, segundo divulgou o Banco Central nesta quinta-feira (18). Das 530 reclamações procedentes no último mês, 64 eram sobre essa operação, que representou 12% do total.

Do total referente à esse tipo de reclamação, 23 foram feitas contra a Caixa Econômica Federal. Em seguida estão o Bradesco, com 21 reclamações sobre operações não reconhecidas, e o Banco do Brasil, com oito reclamações desse tipo. Santander e Itaú aparecem logo após, com 7 e 3 reclamações, respectivamente.

No último mês de 2009, operações não reconhecidas estavam em segundo lugar do ranking, com 52 queixas. 

Outras reclamações

Já a reclamação com o segundo maior número de incidência foi a que se refere a débitos não autorizados, com 61 ocorrências ou 11,50% do total. Nesse caso, as instituições que mais tiveram reclamações desse tipo foram Banco do Brasil, com 15 reclamações, Santander (12), Bradesco (12), Itaú (9) e Caixa Econômica Federal (6).

Em terceiro, está concessão de crédito consignado sem os documentos necessários, que representou 6,22% do total (33 reclamações). Na tabela abaixo, é possível verificar as dez principais reclamações de janeiro:

Reclamação Número Representação
Segurança dos meios alternativos - Operações não reconhecidas  64 12%
Conta - Débitos não autorizados 61 11,5%
Concessão de crédito s/ tit adeq - ausência doc - créd consignado  33 6,22%
Circular 3289 - esclarecimentos incompletos/incorretos 33 6,22%
Segurança dos meios alternativos - Saques/depósitos divergentes 32 6,03%

Concessão de crédito s/ tit adeq - doc falsa - créd consignado 

31 5,85%
Conta - encerramento 30 5,66%
Tarifas - cobrança irregular - serviços não contratados  24 4,53%
Restrições aos canais de atendimento convencionais  18 3,4%
Concessão créd. s/ tít adeq - ausência doc - demais operações  18 3,4%

Fonte: InfoMoney
Autor: Camila de Mendonça
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br