TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
3º Fórum de TI Banrisul é sucesso de público
   
     
 


05/04/2010

3º Fórum de TI Banrisul é sucesso de público
Evento iniciou nessa 2ª feira (5), no Teatro Bourbon Country, em Porto Alegre
Fernando Lemos, presidente do Banrisul. Crédito Foto: Ivan de Andrade

Cerca de 1,5 mil pessoas, entre executivos, especialistas, estudantes e público em geral, assistiram os dois primeiros painéis do encontro, que tem como tema central “Segurança nos meios eletrônicos de pagamento”. Amanhã (06), a conferência prossegue com a apresentação de mais cinco painéis.      

A cerimônia de abertura do evento contou com a presença do secretário estadual da Fazenda, Ricardo Englert,  que representou a governadora Yeda Crusius, o secretário de Planejamento e Gestão do Estado, Mateus Bandeira, o presidente do Banrisul, Fernando Lemos, e o vice-presidente da instituição, Rubens Bordini. Na ocasião, Fernando Lemos destacou que o congresso reúne especialistas em tecnologia da informação (TI) do mundo inteiro, incluindo representantes de organizações nacionais e internacionais, como Banco Central do Brasil, Polícia Federal, Banco do Brasil, Instituto Nacional de TI, PCI Security Standards Council, Smart Card Alliance Latin America, Multos Internacional, entre outras entidades.

Para Lemos, é fundamental que as instituições financeiras estejam atentas às necessidades do cidadão que, com o aumento da inclusão bancária, precisam acessar os serviços bancários de uma forma rápida e segura. “O sistema financeiro nacional avançou de maneira significativa em tecnologia, sempre com o propósito de facilitar o atendimento aos seus clientes.” Ele salienta que somente no Banrisul mais de 80% das transações são feitas por intermédio de canais eletrônicos, como internet, telefone e caixa automático.

O painel 1 – Segurança de TI – a Visão das Instituições Públicas apresentou abordagens da Polícia Federal, Banco Central e ITI. O representante do Departamento da Polícia Federal, Carlos Eduardo Sobral falou, na ocasião, sobre fraudes eletrônicas e o uso da tecnologia da informação para prevenção e combate ao crime. “O Brasil é hoje um dos campeões em práticas do crime, em especial a pornografia infantil. Vamos melhorar cada vez mais, os nossos procedimentos, trocar informações e aprimorar a legislação.” Já Renato Martini, do ITI, destacou a evolução da certificação digital no Brasil, que já possui 37 autoridades certificadoras, credenciadas pelo ITI. “Precisamos acompanhar a necessidade do cidadão brasileiro”.

O segundo painel tratou sobre “Tendências em Tecnologia, Comércio Eletrônico e Segurança”, e teve a participação de representantes do Gartner, Módulo Security Solutions e Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico. De acordo com o vice-presidente de Gestão de Tecnologia e de Pesquisa para a América Latina do Gartner, Cassio Dreyfuss, a velocidade de mudança no setor de TI aumenta cada vez mais, transformando a maneira de se fazer os negócios. Ele projeta que, em 2012, 80% das empresas globais de grande porte empregarão um mínimo de 40% dos orçamentos de TI em tecnologias que não estão presentes hoje.

Mobile Banking Banrisul

O Banrisul aproveitou o 3º Fórum de TI para fazer o lançamento do M-Banking Banrisul. O serviço permitirá aos clientes efetuarem operações bancárias de qualquer dispositivo móvel, como celulares, Palms e netbooks. O M-Banking possibilita transações como pagamentos, transferências de valores, extratos, bloqueio de talões, cartões, conta e senha, consulta a situação de cheques do Banrisul, entre outros.

Para se cadastrar no produto, o cliente deve acessar o Home Banking no menu Serviços, selecionar M-Banking e clicar na opção Habilitar.

Fonte: Banrisul
Autor: Assessoria de Imprensa
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br