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Com lançamento da linha 2011, vale a pena comprar carro que está no estoque?
   
     
 


07/04/2010

Com lançamento da linha 2011, vale a pena comprar carro que está no estoque?
Afinal, compensa comprar automóvel zero agora, ainda com desconto no IPI, ou esperar linha 2011? Especialistas divergem.

Todo ano é assim: o consumidor sequer saiu da concessionária com um carro zero quilômetro, as montadoras já lançam as linhas do ano que ainda mal começou. Neste ano, não será diferente. Mesmo ainda no quarto mês de 2010, muitas já devem lançar a linha 2011 de diversos modelos. Os consumidores que deixaram para comprar um auto depois ainda devem encontrar a linha 2010, com IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido. Mas, o que fazer? Esperar um auto do novo ano ou aproveitar o desconto da antiga linha?

Os especialistas ouvidos divergem em alguns pontos, mas são unânimes em dizer que, tudo depende do bolso, gosto e perfil do consumidor. “Tem gente que não se importa se está com um modelo 2010 ou 2011”, diz o diretor da Agência AutoInforme, Joel Silveira. “Você tem que ver a questão do custo-benefício”, acredita o especialista do setor Ayrton Santos, da Agência M. Santos.

Desconto agora ou nova linha depois?

Mesmo considerando todos os fatores, a decisão do consumidor deve ser rápida, já que os estoques de veículos ainda com IPI reduzido não devem durar muito. Para Santos, o consumidor deve aproveitar o benefício. Segundo ele, dependendo do modelo, o consumidor pode economizar até R$ 3 mil comprando agora. “Provavelmente o carro vai vir emplacado, com primeiro IPVA pago e outros benefícios”, acredita o especialista.

Já para Silveira, o benefício de hoje pode se tornar prejuízo amanhã. “Quando você compra um carro tem que pensar quanto vai perder na hora da revenda”, afirma. Para Santos, a mudança de linha exerce cada vez menos impacto nas negociações dos usados. “Hoje, isso não é tão impactante como antes, o estado de conservação é que pesa”, diz.

Para o especialista, os custos de manutenção estão cada vez mais elevados e, por isso, um veículo com tudo em dia, mas de uma linha antiga, pode compensar mais que um de linha mais recente, mas com problemas mecânicos.

Silveira não acredita nisso. Para ele, a linha ainda pesa, e muito, na hora da revenda. “Essa é a lógica do mercado”. Segundo ele, só vale a pena levar o carro que está na concessionária se o desconto for realmente bom. 

Lançamentos antecipados 

Vantagem ou não, os especialistas concordam que o lançamento antecipado de autos prejudicam o consumidor. “Pense na frustração daquele consumidor que acabou de comprar um carro 2010, que dali 15 dias, quando sair a linha 2011, já vai ficar 'velho'”, comenta Silveira. "Isso é um problema para o mercado e para o consumidor". 

Para ele, na ânsia de sair na frente dos concorrentes, as montadoras acabam por prejudicar os consumidores. "É preciso ver isso com cuidado, já que, muitas vezes, a compra de um carro é o negócio da vida daquele consumidor", afirma o especialista.

Prejudicando ou não os consumidores, o fato é que muitas marcas já anteciparão a linha 2011. O Logan, da Renault, deve ser lançado no próximo dia 13, de acordo com a Agência AutoInforme. Nesse caso, apenas a lente da lanterna deve mudar, além do acabamento interno. Outro lançamento antecipado será o novo Fiesta, que trará mudanças mais significativas: na dianteira, traseira e no interior do veículo.

A linha 2010 do Classic, da Chevrolet, também dever chegar às concessionárias ainda neste mês. De acordo com a empresa, o modelo trará mudanças na dianteira, como novos faróis, capô com vincos marcantes e para-choque redesenhado, na grade frontal, laterais, e traseira, com novas lanternas, que avançam sobre a nova tampa do porta-malas. 

Fonte: InfoMoney
Autor: Camila de Mendonça
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

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