TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Carrefour completa 30 anos no Rio Grande do Sul
   
     
 


09/04/2010

Carrefour completa 30 anos no Rio Grande do Sul
Campanha publicitária, exposição fotográfica, ofertas especiais e homenagem a parceiros integram a programação do Grupo para comemorar aniversário no Estado

Com mais de quatro mil empregos diretos criados, oito hipermercados, um Atacadão, 11 postos de combustíveis, sete drogarias, e cinco operações de serviços digitais, o Grupo Carrefour comemora os 30 anos de operação no Rio Grande do Sul. E para festejar a data, no dia 8 de abril, em um evento na loja Carrefour Sertório, será lançada a campanha "30 anos Carrefour, o primeiro hiper dos gaúchos", que, além de homenagear a cidade, oferece uma grande oferta por dia, durante os 30 dias da promoção, nos todos os hipermercados da rede do Estado.

Para a comemoração, o Carrefour também apresentará uma exposição de fotos históricas, que retratam a trajetória da empresa no Rio Grande do Sul, desde a construção da loja Partenon, primeira unidade da rede no Estado, até a expansão do Carrefour ao longo das três décadas. A exposição percorrerá as três unidades Carrefour em Porto Alegre, começando pelo hipermercado Sertório, seguido da loja Passo D'Areia e, para completar, a unidade Partenon.
 
Também no dia 8, o Carrefour irá homenagear os parceiros que foram indispensáveis para o sucesso do Grupo. Freqüentadora da loja do Partenon desde a inauguração, além de ser uma das primeiras usuárias do Cartão Carrefour em Porto Alegre, Jandira Aires dos Santos receberá a homenagem especial como cliente Carrefour. Entre os funcionários, serão homenageados os mais antigos:Ricardo Venturini, diretor operacional do Grupo para a área de hipemercados, Otílio Tabile Fernandes, o atual diretor da loja Passo D'Areia, Clodoaldo da Silva Fraga, diretor da loja de Gravataí e Irio Sival Mendes Pereira, da unidade Partenon.  A loja Partenon ganha menção por seus 30 anos de sucesso, e o Instituto da Criança com Diabetes é a entidade homenageada.

No domingo, 25 de abril, o Carrefour promoverá um evento social, no estacionamento da loja do Partenon, em parceria com o Jornal Diário Gaúcho. A comunidade poderá esclarecer dúvidas sobre saúde, cidadania, mercado de trabalho, entre outros assuntos que auxiliem no dia-a-dia da população. Por meio de uma estrutura especial e o auxílio de 30 profissionais contratados, o eventooferecerá à população, serviços como medição de pressão arterial, instrução à prevenção do câncer de mama, esclarecimentos sobre métodos anticoncepcionais, exames de glicose, orientações de primeiros socorros, cuidados com higiene bucal, orientação jurídica, orientação vocacional, condutas de trânsito, corte de cabelo, planejamento familiar, doenças sexualmente transmissíveis, prevenção ao uso de drogas e oficina de educação ambiental.

30 anos Carrefour no Rio Grande do Sul
 
Inaugurado em 19 de março de 1980, o primeiro hipermercado dos gaúchos trouxe ao Estado um novo conceito em compras. Situada na Rua Albion, no bairro Partenon, a nova operação levou desenvolvimento à região da capital onde foi instalado, e iniciou uma saudável competição pelo melhor preço entre o varejo local, trazendo ainda mais benefícios ao consumidor. No dia da abertura, foram registradas mais de 10 mil vendas, e 30 mil clientes na loja. A primeira unidade gaúcha abre apenas cinco anos após a chegada do Grupo ao Brasil, já com um sortimento de 30 mil itens, variedade nunca vista no varejo riograndense.

Desde então, o Grupo tem feito constantes investimentos no Estado. Em 1995, o Carrefour inicia a ampliação de suas operações para o interior, começando pela Serra Gaúcha. A cidade de Caxias do Sul foi a primeira a receber o hipermercado. Depois seguiram Novo Hamburgo (1996), Canoas (1996), Santa Maria (2007), Gravataí (2007), além de duas novas lojas Porto Alegre, Passo D'Areia (2000) e Sertório (2009). O Grupo ainda possui o Atacadão em Sapucaia do Sul e outro, em construção, em Gravataí. Há também um centro de distribuição em Esteio, além de drogarias Carrefour, postos de combustíveis, Carrefour Express e Serviços Digitais. Considerando todas as operações do Carrefour no Estado, já foram investidos cerca de R$ 250 milhões.
 
Os números das operações gaúchas são destaque: apenas nos hipermercados, o Carrefour emprega 3 mil funcionários. A área de vendas totaliza 52 mil metros quadrados, com mais de 30 mil itens à venda. Mensalmente, são contabilizado cerca de 1 milhão de registros de vendas, e mais de três milhões de pessoas circulam pelas lojas no mesmo período. Entre os produtos mais populares para os gaúchos, vendem-se anualmente mais de 30 milhões de pãezinhos, o tradicional cacetinho, um milhão em meio de litros de leite e mais de 10 mil aparelhos de televisão.

Produtos regionais
 
O Rio Grande do Sul é o lugar com mais marcas regionais nos estoques do Carrefour, são mais de 4.000 itens produzidos no Estado. O investimento em produtos da região faz parte da política do Grupo Carrefour de incentivo à indústria local, e da estratégia de adaptação ao mercado, com o objetivo de priorizar as necessidades da região e gostos dos seus consumidores. Com essa ação, o Carrefour apoia mais de 500 indústrias do Estado, que a cada ano ganham uma participação maior no sortimento de produtos Carrefour. Grande parte dos produtos regionais está na área de alimentos, representando cerca de 10% das vendas do segmento em todas as lojas gaúchas. Os produtos estão em destaque na gôndola, com a indicação "Produtos regionais", facilitando a identificação pelo cliente.

Ações Locais
 
Para estreitar ainda mais os laços com seus clientes, o Carrefour patrocina a Escola do Chimarrão, projeto criado por uma ONG da cidade de Venâncio Aires, a capital nacional do chimarrão. De botas, bombachas e chapéu, o especialista Pedro Schwengber circula dentro de um ônibus onde funciona a escola, que visita as oito lojas do Carrefour no Estado. Ele dá aulas sobre a bebida aos clientes e ensina até 36 maneiras diferentes de preparar o mate. O projeto iniciou em 1998, e já esteve nos hipermercados de São Paulo, Brasília, Goiânia, e deverá ir para outros estados brasileiros. A cada visita da Escola do Chimarrão, são preparados cerca de cinco mil mates, para mais de sete mil pessoas.

Outra ação iniciada no Estado que ganhou visibilidade em todo o País foi o projeto Rotas do Vinho, iniciado na unidade Passo D'Areia. Durante o mês de junho, os consumidores entram em contato direto com as vinícolas, conhecendo mais sobre o vinho e sua fabricação, com orientações sobre os diferentes tipos de uva, harmonizações e dicas de armazenamento. Acompanhado de degustações de queijos e vinhos, o Rotas do Vinho oferece palestras e shows, todos gratuitos. Para 2010, o Carrefour traz mais de mil rótulos, entre produtos nacionais e importados, e oferece entre 20 a 30% de desconto nos vinhos e espumantes.

Conveniência e qualidade para o consumidor
 
Os clientes contam ainda com a conveniência de uma rede de serviços com a marca Carrefour. São 11 Postos de Combustíveis Carrefour pelo Estado, sendo sete na Capital, que oferecem o serviço de abastecimento com a garantia dos fornecedores Shell, Petrobrás, Esso, Ipiranga e Ale. Logo após o Carrefour comprar cinco postos em áreas estratégicas da cidade, aproveitou a oportunidade para apresentar ao consumidor gaúcho o novo serviço da empresa, acreditando na receptividade da cidade de Porto Alegre.

O Carrefour Express é um formato de loja de conveniência para postos de combustíveis localizados fora de hipermercados. A bandeira tem a proposta de suprir o consumidor de bairro, em regiões onde não há uma loja Carrefour, com oferta de algo entre 800 e 1000 itens e preços abaixo do mercado de conveniência.  Hoje são cinco unidades Carrefour Express, em Porto Alegre, inauguradas em outubro de 2007.

Na área de viagens, o Grupo opera com o Turismo Carrefour para a venda de passagens e pacotes turísticos. As Drogarias Carrefour estão presentes nos sete hipermercados do Estado e oferecem um mix completo de uma farmácia de grande porte com cerca de seis mil itens. Os Serviços Digitais Carrefour também são uma experiência bem-sucedida em Porto Alegre, oferecendo tecnologia de ponta na revelação de fotos.
 
Crédito ao cliente gaúcho
 
Lançado em 1989, o Cartão Carrefour é hoje uma das maiores bases do mercado varejista, com mais de 11 milhões de cartões emitidos. Em 2007, iniciou-se a operação Carrefour Soluções Financeiras, uma instituição do próprio Grupo Carrefour para coordenar as ações na área de crédito, e oferecer ainda mais vantagens ao consumidor. Em seguida, foram lançados os cartões Carrefour com as bandeiras Visa e Mastercard e diversas opções de seguros financeiros.

Um dos benefícios para o cliente Carrefour é o programa Descontão, em que os clientes contam com preços exclusivos. Cada dia da semana um setor ou uma categoria diferente com descontos que variam de 5% a 30%. O Carrefour Soluções Financeiras também oferece o PagContas, em que o cliente pode adiar em até 40 dias o pagamento das contas de água, luz, telefone, gás e boleto bancário, sem pagar juros e tarifas. Outro serviço é o Saque Rápido, saques em dinheiro nos caixas eletrônicos da Rede Banco24Horas, com opção de parcelar o pagamento ou pagar em até 40 dias. O Cartão Carrefour também possibilita que os consumidores paguem seus gastos nos Postos de Combustíveis Carrefour em até 70 dias sem juros. Além de oferecer seguros patrimoniais e pessoais.

Responsabilidade Social
 
O Carrefour também se preocupa com a melhoria da qualidade de vida da população, por isso organiza ao longo do ano diversas ações de responsabilidade social. A empresa oferece aos seus funcionários cursos de formação e acompanhamento de grupos voluntários. No Rio Grande do Sul são 119 voluntários que atendem seis instituições, beneficiando 1500 pessoas.

O Instituto da Criança com Diabetes recebe o apoio do Carrefour no atendimento integral a mais de 1800 aos pacientes com diabetes. Em parceria com o Ministério da Saúde, o Grupo divulga em suas lojas campanhas de saúde como vacinação, doação de sangue e contra a dengue.

O Grupo Carrefour no Brasil
 
Há 35 anos no País, o Grupo Carrefour é reconhecido como empresa pioneira no mercado varejista. O Brasil é a terceira maior operação do Grupo, que é a maior rede de varejo europeia e a segunda maior do mundo. No total, são mais de 70 mil funcionários, 600 pontos de venda, com 114 hipermercados, 49 supermercados, 61 lojas Atacadão, 376 lojas do Dia%, além de mais 315 pontos de venda de sua estrutura de serviços nos 18 estados onde atua. Os investimentos totais no Brasil foram de R$ 1 bilhão de reais em 2009, e a previsão é de R$ 2,5 bilhões para 2010 e 2011, maior aporte já realizado pela rede no País destinado à expansão orgânica. Destaque nos resultados mundiais do Grupo no último trimestre de 2009, o Carrefour Brasil registrou crescimento de 13,4%, em relação ao mesmo período de 2008. No ano, a operação brasileira acumulou um crescimento de 14%, apresentando resultados positivos em todos os trimestres.

 

Fonte: Fatto
Autor: Marluci Stein
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br