TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Câmara dos Deputados aprova Lei de Acesso à Informação
   
     
 


14/04/2010

Câmara dos Deputados aprova Lei de Acesso à Informação
Substitutivo do deputado gaúcho Mendes Ribeiro diminui os prazos de sigilo de documentos guardadas pelo Poder Público
Dep. Federal Mendes Ribeiro Filho

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, dia 13, o substitutivo do deputado federal Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS) ao Projeto de Lei 219/03, que diminui os prazos de sigilo de documentos e informações guardadas pelo Poder Público e estabelece procedimentos para o acesso de qualquer cidadão a esses dados. A matéria segue agora para o Senado. Segundo o parlamentar gaúcho, "a Câmara votou uma das legislações mais importantes da história do País", pois o texto “muda a nossa história e é de vital importância para a liberdade de informação”.

Os documentos que forem classificados como ultrassecretos terão o prazo atual de sigilo reduzido de 30 para 25 anos, com a possibilidade de uma única prorrogação. A contagem começará na data em que eles forem produzidos. O texto acaba com a prorrogação indefinida desse prazo nos casos de documentos que possam causar ameaça externa à soberania nacional ou à integridade do território brasileiro.
 
Já os documentos classificados como secretos terão prazo de 15 anos de sigilo, e os reservados de cinco anos. O texto aprovado tomou como base o PL 5228/09, do Executivo, que tramitou apensado ao PL 219/03, do deputado Reginaldo Lopes.
 
Homenagem: proposta será chamada de “Lei Mendes Ribeiro”
 
Como forma de homenagear jornalistas que lutam e lutaram pela liberdade de informação, a Câmara decidiu nomear informalmente a proposta de “Lei Mendes Ribeiro”. Advogado, político e comunicador, Jorge Alberto Beck Mendes Ribeiro nasceu em 1929 e começou sua carreira como na Rádio Gaúcha, em 1951. Após deixar a emissora, Mendes Ribeiro ajudou a fundar a Rádio Guaíba, onde fez história com suas narrações esportivas. Em 1963, o radialista – que na época também exercia mandato de deputado federal – voltou para a Gaúcha e foi o primeiro apresentador do programa Atualidade. A atração era transmitida direto de Brasília e, de lá, ainda participava do Jornal do Almoço e escrevia crônicas para o jornal Zero Hora. Mendes Ribeiro faleceu alguns dias antes de completar 70 anos, em julho de 1999.
 
Mendes Ribeiro Filho soube da homenagem (proposta pelo presidente da Casa, Michel Temer, e pelos deputados Miro Teixeira e José Genoíno) ontem mesmo, durante a votação do PL no Plenário. Surpreso e emocionado, o parlamentar agradeceu aos colegas e destacou seu orgulho em ser relator do projeto. “É uma bela homenagem, principalmente para mim, como um filho que cresceu em estúdios de rádio, sujando os dedos na tinta de jornais e admirando o pai”, disse.

Fonte: Pública Comunicação
Autor: Cleidi Pereira
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br