TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Mantega encerra o Congresso Brasileiro do Aço
   
     
 


16/04/2010

Mantega encerra o Congresso Brasileiro do Aço
Nos três dias do evento, que contou com a presença do presidente Lula, foram debatidas as perspectivas do setor

Durante os três dias da 21ª edição do Congresso Brasileiro do Aço e ExpoAço 2010, realizado pelo Instituto Aço Brasil (IABr), de 14 a 16 de abril, em São Paulo, o objetivo de traçar o panorama da indústria do aço no Brasil e no mundo foi atingido. Neste período cerca de 800 congressistas puderam assistir aos debates sobres os acontecimentos no pós-crise, das perspectivas para o setor, e dos desafios para o futuro.

O evento atraiu aproximadamente 2.500 visitantes, sendo que a ExpoAço, feira de negócio, reuniu 52 empresas produtoras de aço, mineradores, fornecedoras de serviços e inovações tecnológicas para a cadeia produtiva do aço, de diversos países, em cerca de 3.000 m². “Os painéis refletiram bem as inquietudes do setor com relação às tendências e perspectivas mundiais e locais. Tenho certeza de que todos os congressistas saíram satisfeitos com o nível das discussões dos palestrantes presentes”, afirmou o Marco Polo de Mello Lopes, presidente executivo do Instituto Aço Brasil.
 
O encerramento do Congresso, no inicio da tarde de hoje, sexta-feira, 16/04, foi conduzido pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. Ele afirmou que os efeitos da crise mundial para a indústria do aço já estão se dissipando, principalmente devido à forte perspectiva de consumo do mercado interno. Mantega comentou também o aumento do preço do minério de ferro e afirmou que não vale a pena especular sobre se esta elevação vai influenciar os indíces da inflação. “Temos que avaliar o peso do metal neste custo na linha branca e na indústria automotiva. Manter o controle inflacionário é uma questão de honra para o Brasil”, disse.
 
Hoje o evento foi aberto com o painel “Economia Mundial e os Desafios do Crescimento para o Brasil”, reunindo especialistas como o professor de política econômica internacional, Dani Rodrik, do economista e ex-ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega, Jorge Gerdau Johannpeter, coordenador geral da Ação Empresarial, do também economista e ex-ministro da Fazenda, Delfim Neto, e ainda o presidente da CNI, Armando Monteiro.
 
O executivo André Bier Gerdau Johannpeter, que foi nomeado ontem presidente do conselho do IABr, encerrou o Congresso Brasileiro do Aço entusiasmado com o sucesso do evento. “Os debates sobre toda a cadeia produtiva foram muito relevantes para o setor. Aproveito para convidar todos a participarem da 22ª edição do Congresso Brasileiro do Aço, em 2012”.
 
Balanço do Congresso Brasileiro do Aço - Destaques
 
Os números do trimestre: o Instituto Aço Brasil (IABr) apresentou durante o Congresso, na última quarta-feira, dia 14, os números do primeiro trimestre da cadeia siderúrgica. A produção brasileira de aço bruto no primeiro trimestre de 2010 foi de 8,0 milhões de toneladas, representando alta de 59,3% em relação ao mesmo período no ano passado e queda de 1,1% quando comparada com o trimestre imediatamente anterior. Os bons resultados confirmaram a visão otimista da indústria brasileira do aço, ainda em recuperação depois da crise econômica internacional.
 
Mudança de governança: Marco Polo de Mello Lopes assumiu, na última quinta-feira, dia 15, o cargo de presidente executivo do Instituto. André B. Gerdau Johannpeter (Gerdau) e Albano Chagas Vieira (Votorantim) tomaram posse respectivamente a Presidência e Vice-presidência do Conselho Diretor do IABr, seguindo o sistema de rodízio entre representantes das empresas que acontece a cada dois anos e será mantida apenas no Conselho Diretor. A decisão reflete o novo posicionamento da instituição e faz parte do processo iniciado em 2008 que objetiva aproximar a imagem da indústria brasileira do aço à sua identidade, reforçando sua representatividade.
 
ExpoAço 2010: Durante os três dias do evento, aconteceu simultaneamente a ExpoAço 2010. Uma feira de negócios estruturada em uma área de 3.000 m² e com a participação de 52 empresas nacionais e estrangeiras, de países como Alemanha, Argentina, Chile, França, Índia e Suíça.
 
Vila do Aço: a mostra montada em um espaço adicional de 1.400 m² foi destinada a apresentar a aplicação do aço em casas, prédios, equipamentos urbanos, sistema drywall, engradamento metálico, esquadrias, coberturas e passarela, ou seja, opções arquitetônicas em aço em tamanho real. Segundo o presidente Lula é necessário que este projeto seja levado em exposição para todo o Brasil para a população ter opções. “As casas de aço são geniais. É uma nova possibilidade e uma alternativa que irá estimular a competição. Espero ver a Vila do Aço como conjunto habitacional do nosso país”, afirmou.
 
Abertura do Congresso: contou com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro das Cidades, Marcio Fortes de Almeida, do governador do Estado de São Paulo, Alberto Goldman, do prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab entre outras autoridades. Ao visitar a Vila do Aço, o Presidente Lula afirmou que a iniciativa é mais uma alternativa para o mercado da construção civil.
 
Lakshmi Mittal: em palestra no segundo dia, 15 de abril, o CEO da ArcelorMittal, Lakshmi Mittal, apresentou os investimentos da empresa no Brasil. Em seguinda, o Congresso apresentou paineis onde foram discutidas as tendências da siderurgia mundial e os impactos da China; os próximos passos dos grandes setores consumidores dentro dos projetos especiais (Copa do Mundo 2014, Jogos Olímpicos 2016, Trem Bala, Pré-Sal e Minha Casa, Minha Vida), com a presença do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli; e as perspectivas para o Brasil dentro do mercado mundial de semi-acabados.

Fonte: Textual
Autor: Tatiana Avilez, Adriana Moreira e Renan Albertini
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br