Débitos não autorizados foram os principais motivos das reclamações contra bancos no terceiro mês do ano, conforme divulgou o Banco Central. Das 789 reclamações procedentes contra todos os bancos do País no último mês, 123 eram sobre essa operação, que representou 15,60% do total.
Do total referente à esse tipo de reclamação, 49 foram feitas contra o Banco do Brasil e 27 contra o Bradesco. Em seguida estão o Santander, com 25 reclamações sobre débitos não autorizados, o Itaú, com 13 reclamações desse tipo, a Caixa Econômica Federal com seis, SBC com duas e o Banco do Estado do Sergipe, com uma.
Em fevereiro, débitos não autorizados também estavam em segundo lugar do ranking, com 54 queixas, 9,75% do total de 554 reclamações procedentes de todos os bancos daquele mês.
Outras reclamações
Já a reclamação com o segundo maior número de incidência foi a que se refere a saques e depósitos divergentes, com 79 ocorrências ou quase 10% do total. Nesse caso, as instituições que mais tiveram reclamações desse tipo foram Banco do Brasil, com 46 reclamações, Bradesco (12), Caixa Econômica Federal (8), Itaú (7), Santander (5) e Banestes (Banco do Estado do Espírito Santo), com uma reclamação.
Em terceiro, com 67 reclamações, ficaram as reclamações referentes às operações não reconhecidas, que representaram 8,5% do total. Na tabela abaixo, é possível verificar as dez principais reclamações de março:
Reclamação |
Número |
Representação |
Conta - Débitos não autorizados |
123 |
15,60% |
Segurança dos meios alternativos - saques/depósitos divergentes |
79 |
10% |
Segurança dos meios alternativos - operações não reconhecidas |
67 |
8,50% |
Restrições aos canais de atendimento convencionais |
48 |
6% |
Conta - Encerramento |
46 |
5,83% |
Tarifas - Cobrança irregular - Serviços não contratados
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38 |
4,81% |
Circular 3289 - Esclarecimentos incompletos/incorretos |
36 |
4,56% |
Concessão de crédito s / tít adequado - ausência de doc. - crédito consignado |
31 |
3,93% |
Ouvidoria - Descumprimento do prazo de resposta |
30 |
3,80% |
Circular 3289 - Descumprimento de prazo |
26 |
3,30%
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Bancos com mais de um milhão de clientes
De acordo com o levantamento, somente o número de reclamações contra os bancos com mais de um milhão de clientes alcançou 629 casos no mês passado. O número é 60,45% maior que o registrado em fevereiro, quando 392 queixas foram consideradas procedentes pelo Banco Central.
Frente ao mesmo mês de 2009, porém, o número de reclamações contra bancos, ainda considerando aqueles com mais de um milhão de clientes, registrou queda de 78,50%, já que naquele mês o total de reclamações somou 2.924. Débitos não autorizados e saques e depósitos divergentes aparecem entre as principais queixas dos correntistas.