A região Sul segue com a melhor qualidade de crédito ao consumidor do Brasil, segundo indicou a Serasa Experian. O local registrou uma marca de 84,2 pontos no primeiro trimestre deste ano, acima da média nacional, de 79,2.
Em segundo lugar está a região Sudeste, com 79, seguida pelo Nordeste (78,3). Já o Centro-Oeste e a região Norte registraram as piores marcas, de 77,1 e 75,7, respectivamente.
Faixa de renda
Considerando as faixas de renda dos consumidores, a classe que ganha até R$ 500 por mês possui o pior índice, de 74,8. O resultado evidencia o maior risco de endividamento dos consumidores deste segmento. Porém, esta faixa de renda foi a que apresentou maior alta (2,3%) quando se compara com o trimestre anterior (73,1).
Segundo os técnicos da Serasa, a falta de reservas financeiras prejudica a qualidade de crédito desses consumidores em momentos de instabilidade econômica. Além dessa faixa, as pessoas que ganham entre R$ 500 e R$ 1.000 possuem um indicador de 78,1 potnos, também abaixo da média nacional.
Já os consumidores com ganhos mensais acima de R$ 10 mil possuem a melhor marca, de 93,1, próximo à pontuação máxima de 100. Em seguida estão as pessoas com ganhos entre R$ 5 mil e R$ 10 mil, com 92,8 pontos, enquanto os indicadores dos consumidores com ganhos entre R$ 2 mil a R$ 5 mil e R$ 1.000 e R$ 2 mil são de 85,1 e 82,4, na ordem.
Nível pré-crise
Vale ressaltar que, comparativamente à média do quarto trimestre de 2009, a qualidade de crédito do consumidor aumentou 0,7%, atingindo 79,2 pontos e retornando ao patamar pré-crise financeira internacional. É o segundo trimestre seguido de alta, após ter atingido o patamar mínimo histórico no 3º trimestre do ano passado (78,2 pontos).