A GVT S.A. (Bovespa: GVTT3, Reuters: GVTT3.SA e Bloomberg: GVTT3:BZ), primeira operadora de telecomunicações, banda larga e internet listada no Novo Mercado da Bovespa, que atua sob as marcas GVT, POP e VONO, registra o melhor primeiro trimestre de toda a sua história, com altas nas principais linhas do balanço. A receita líquida cresceu 36,5%, atingindo R$ 513,4 milhões impulsionada pelo recorde na adição de linhas à base de clientes – tanto em serviços de voz como de banda larga. Ao final de março, a empresa contabilizou 3,1 milhões de linhas em serviço. “A proposta de valor dos nossos produtos que combina qualidade com o melhor custo-benefício do mercado e elevado nível de serviço de atendimento ao cliente, nos permite conquistar cada vez mais clientes e melhorar continuamente nossos resultados”, afirma o presidente da empresa, Amos Genish.
Entre janeiro e março, 301,4 mil novas linhas foram adicionadas à base de clientes, 59,9% a mais do que no mesmo período de 2009. Do total, 132.392 são de voz, 78.465 de ADSL, 88.548 de dados corporativos e 8.205 de VoIP (telefonia sobre IP) com redução equivalente a 6.207 linhas no negócio de provedor de internet grátis que perde espaço para a banda larga. A penetração de banda larga entre os clientes do segmento de varejo saltou de 70% para 80% em um ano. A utilização de velocidades de 10Mbps e acima continua evoluindo e atingiu 45% da base de clientes ao final de março contra 9% no mesmo período do ano passado. Em vendas, a preferência pelas ultravelocidades, a partir de 10Mbps, chegou a 72% no fechamento do trimestre.
O Ebitda Ajustado (resultado antes dos juros, imposto de renda, depreciação e amortização) aumentou 46,8% chegando a R$ 207,1 milhões que representam 40,3% de margem e um crescimento de 2,8 pontos percentuais sobre a margem do mesmo período de 2009. O lucro líquido pro forma, desconsiderando a antecipação do pagamento da dívida em dólar (Sênior Notes) que venceria em junho de 2011, foi de R$ 60,4 milhões, 132% maior que no fechamento do primeiro trimestre do ano passado. Considerando os resultados atuais, as perspectivas para 2010 são muito positivas com projeção de 29% de crescimento em receita líquida e elevação de 35% no Ebitda ajustado na comparação com 2009. “O momento é de forte crescimento na economia brasileira e reflete positivamente no interesse do consumidor pelos nossos serviços e no maior volume de negócios realizados no setor empresarial”, analisa Genish.
Aceleração do crescimento
Desde a implantação da portabilidade numérica, a GVT tem mantido a liderança em números portados nas cidades em que opera. Até o final de março, 61% de todos os números de telefones fixos portados migraram para a empresa que fechou o trimestre com taxa de recepção/doação de aproximadamente 11:1.
O trimestre também foi marcado pelo investimento de R$ 172,6 milhões, 63,9% maior que no mesmo período de 2009. Entre janeiro e março foram construídos 171.904 para atender o plano de expansão geográfica da companhia e aumentar a cobertura nas cidades onde já opera. O percentual de receita gerada pelas cidades fora da área original de atuação (Sul, Centro-Oeste e parte do Norte) saltou de 15,4% ao final de março de 2009 para 25,2% em março deste ano. Parte dos acessos entregues no trimestre está em três novas cidades na região Nordeste lançadas em abril – Fortaleza (CE), João Pessoa e Campina Grande (PB). Juntos, os municípios somam 3,5 milhões de habitantes. A implementação consumiu investimento de R$ 95,1 milhões na construção da rede com capacidade de 107 mil acessos de banda larga e de voz, o correspondente a 30% de cobertura geográfica dessas localidades.
Ainda este ano, a GVT lançará cidades adicionais no Sudeste e Nordeste do país. Para suportar as altas taxas de crescimento, a empresa aprovou ampliação de 25% no investimento previsto para 2010. Em reunião do Conselho de Administração da empresa realizada na 5ª feira (22), foram aprovados R$ 200 milhões adicionais que, somados aos valores aprovados anteriormente, totalizam R$ 1,1 bilhão a serem investidos até dezembro. A decisão foi impulsionada pelos ótimos resultados atingidos no primeiro trimestre.