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Atitudes e gestão: a receita do sucesso
   
     
 


28/04/2010

Atitudes e gestão: a receita do sucesso
Autor do livro “Atitudes Vencedoras” falou sobre o assunto no Almoço do Varejo

Crises financeiras e altos tributos são apenas alguns dos desafios que os empresários enfrentam diariamente em seus negócios. Para transpor as dificuldades não basta apenas uma gestão eficiente, uma equipe motivada e clientes fiéis: é preciso trabalhar com uma atitude vencedora. O importante é saber transformar as adversidades em oportunidades. O guru dessa teoria é o economista que foi palestrante do Almoço do Varejo neste mês de abril, Carlos Hilsdorf – pós-graduado em Marketing pela FGV, consultor e autor do livro “Atitudes Vencedoras”.

Estudioso dos estados psicológicos e comportamentais do ser humano, Hilsdorf salienta que o importante no ambiente corporativo é ter atitudes que gerem soluções inovadoras, que resolvam os problemas, e ainda tragam lucros para a empresa. “Temos estados psicológicos diversos: podemos estar sucesso ou estar fracasso, depende de nossa atitude”, explica o consultor.

No entanto, não é apenas a atitude vencedora que resulta no sucesso de uma empresa. Utilizar as ferramentas e as técnicas necessárias para alavancar vendas e equipe são fundamentais para empreender. Segundo ele, no setor do varejo, especialmente o de pequeno e médio porte, a gestão é geralmente intuitiva, baseada no erro e no acerto. Na maioria dos casos, as pequenas e médias empresas não utilizam 30% das ferramentas de gestão necessárias para a sustentabilidade do negócio. “O varejo ainda confunde atendimento com tratamento. Tratar bem as pessoas é uma questão de boa educação e respeito ao semelhante. Atender bem a um cliente é tratar de forma profissional suas expectativas, necessidades e problemas”, diz Hilsdorf.

Outra dica fundamental, de acordo com o palestrante, é investir na equipe de frente dos seus negócios: os vendedores. “O conhecimento dos vendedores deriva de duas atitudes, ambas de responsabilidade dos contratantes: métodos de seleção na hora da contratação e treinamento dos profissionais. Se uma empresa contrata mal ou não treina adequadamente seus vendedores a culpa pelo desconhecimento e pela baixa performance nas vendas não é da equipe de vendas, mas de quem a contratou e não a treinou”, alerta.

Hilsdorf finaliza salientando que as atitudes vencedoras não se restringem ao ambiente corporativo, e que pessoas de sucesso são, na verdade, as que se realizaram. “Para mim o sucesso é auto-realização. Se você se realiza, não importa o nível financeiro que você atinge ou o nível de conhecimento, o importante é você desenvolver um trabalho significativo”.

Fonte: CDL
Autor: Sinara Oliveira da Silva
Revisão e edição: Mariana Silva Sirena

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