TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Gestão na área da Educação é tema de painel na 46ª Reunião da Qualidade
   
     
 


28/04/2010

Gestão na área da Educação é tema de painel na 46ª Reunião da Qualidade
Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) elegeu 2010 como o ano da Educação e trouxe para o evento duas escolas reconhecidas pela implantação das ferramentas da qualidade

Durante a 46ª Reunião da Qualidade, promovida pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) e que aconteceu hoje, na Fiergs, em Porto Alegre, foi realizado o painel Gestão na Educação – Aprovada!. A diretora da Escola Professor Paulo Freire, de Pernambuco, Solange Nunes, apresentou o case da instituição, premiada no MPE Brasil 2009. A gestora destacou as reuniões de pais e funcionários como razão da evolução na proposta de aprendizagem aos alunos. Para Solange, a motivação e o comprometimento da comunidade são os segredos do premiado modelo de gestão escolar: “Não adianta ter só diploma, é preciso ter competência”, argumentou. Solange exaltou que o ensino privado não compete com o ensino público. A diretora ainda destacou o índice de satisfação de 99% de pais e alunos, em 2009, além da ausência de evasão escolar e tendo apenas 1% do quadro de professores que deixaram a escola, mas por melhores oportunidades.

O diretor da Escola Estadual Nova Bréscia, do Rio Grande do Sul, Marcos Martini, apresentou a trajetória da escola que, a partir de um forte elo de integração com a comunidade, alcançou a denominação de referência em gestão escolar em 2007. Além da aprovação de 98% dos alunos, a escola foi destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), com a avaliação de 6,2 nas séries iniciais e uma estrutura acima dos padrões para o ensino público. O diretor também ressaltou o tratamento igualitário a todos os alunos. “Fazemos a inclusão digital, social e de lazer de todos os estudantes”. Martini.
 
O diretor ainda salientou que os alunos da escola foram os primeiros colocados na Prova Brasil. Com percentual de 75% em matemática, os estudantes da escola começam a receber alunos de outras instituições para ensinar (e também aprender) práticas e teorias do xadrez. O intercâmbio entre os estudantes é encarado como uma forma de espalhar o projeto em outras escolas sejam municipais, estaduais ou particulares. Na Escola Nova Bréscia, cerca de 500 alunos usam o xadrez em diferentes disciplinas, sabendo que a prática ajuda a desenvolver o raciocínio.
 
O evento ainda teve a apresentação do Grupo CCQ: ‘’Ideias, Desenvolvimento e Soluções”. Os integrantes representaram, de forma bem humorada, a política de qualidade da empresa, construindo no palco o espaço destinado aos cadeirantes no ônibus.
 
O diretor da Flemming Consultoria e Treinamento, Delmar Flemming, deu continuidade ao encontro com a palestra O Controle dos Processos e o Gerenciamento de Rotinas, destacando os principais fatores do planejamento de qualidade, relacionado diretamente com a metodologia Seis Sigma (conjunto de práticas que visa minimizar os defeitos no processo). Flemming enfatizou que o controle do processo, através do mapeamento, identifica as características e variáveis mais importantes.
 
O diretor da Perda Zero Assessoria Empresarial, Luis Carlos Dias, falou sobre a necessidade de buscar novas alternativas para as organizações que permanecem com as rotinas desgastadas. De acordo com Dias, é preciso inovar quando o dia-a-dia já não satisfaz as metas da empresa. Para ele, o diálogo com o cliente é fundamental para a evolução do trabalho e contribui no entendimento das recomendações.
 
A Randon Consórcios, premiada com o Troféu Diamante no Prêmio Qualidade RS de 2009, teve o seu case apresentado pela executiva de marketing, Simone Gomes Fonseca. A executiva destacou a expansão nacional da empresa e os últimos resultados obtidos na comercialização e contemplação de cotas. Ainda sobre o desenvolvimento da organização, Simone comentou que a Randon procura oportunizar o crescimento de seus colaboradores a partir das ações do Programa de Sucessão de Gestores, oriundos da própria empresa.
 
No encerramento do evento, o presidente de honra da Associação Gaúcha para a Qualidade (AGQ), Clovis Fernandes Oyarzabal, falou da necessidade de mudança na gestão e na forma de relacionamento entre as pessoas. “Nós estamos em processo acelerado de mudanças de poder e capital. Por isso precisamos revisar a nossa maneira de pensar”, finalizou.

Fonte: Enfato Comunicação Empresarial
Autor: Wellington Johann
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br