TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
João Carlos Nedel – vereador de Porto Alegre
   
     
 


02/05/2010

João Carlos Nedel – vereador de Porto Alegre
Consumo de bebidas alcoólicas

Estou iniciando uma nova cruzada, que sei ser difícil de levar avante, mas que não posso deixar de realizar. Vejam só. Quase não dá para acreditar, mas o álcool é uma das poucas drogas psicotrópicas que tem seu consumo admitido e, pior que isso, incentivado pela sociedade.

Dados fornecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) demonstram que a mortalidade e limitação da condição funcional associada ao consumo de bebidas alcoólicas superam aquelas associadas ao tabagismo.

Segundo esses dados, de âmbito mundial, o álcool está relacionado a 3,2% de todas as mortes e 4,0% das chamadas DALY - Disabilities Adjusted Life Year, Anos de Vida Ajustados à Incapacidade ( numa tentativa de tradução adequada).

Já nos países em desenvolvimento e com baixa mortalidade, dos quais o Brasil faz parte, o álcool é o fator de risco que mais contribui para a carga de doenças, sendo responsável por 6,2% das DALY.

O consumo de bebidas alcoólicas, quando excessivo, pode provocar disfunções como violência, suicídio e acidentes de trânsito, causar dependência química e outros problemas de saúde como cirrose, pancreatite, demência, polineuropatia, miocardite, desnutrição, hipertensão arterial, infarto e certos tipos de cânceres.

Nas últimas décadas, o consumo de álcool vem aumentando no mundo todo, sendo que a maior parte deste aumento vem acontecendo em países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil. Tendo em vista as conseqüências e os gastos públicos e privados decorrentes do uso/abuso ou dependência de álcool, com impacto sobre a saúde, o desempenho no trabalho e especialmente sobre a família, o estudo deste comportamento na população é de importância prioritária para a sociedade.

Aqui estou dando apenas o primeiro passo. O assunto é muito vasto e seu conhecimento precisa ser levado a todas as camadas sociais. Pretendo trazê-lo à discussão, sempre que puder, e espero contar com a sua participação no debate que desejo promover.

Site: www.nedel.com.br · Email: joaocnedel@camarapoa.rs.gov.br
Gabinete: Av. Loureiro da Silva, 255 - 2ºandar · Centro · CEP 90013-901
Telefone: 3220-4212 · Fax: 3220-4214

Fonte: João Carlos Nedel
Autor: João Carlos Nedel
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br