TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Segurança hospitalar é tema de seminário em São Paulo
   
     
 


02/05/2010

Segurança hospitalar é tema de seminário em São Paulo
Especialistas desvendam os riscos que ameaçam pacientes, visitantes, profissionais de saúde, os próprios estabelecimentos e suas vizinhanças

Figurando entre as principais necessidades de uma coletividade, hospitais e clínicas enfrentam problemas de segurança que colocam em risco os pacientes, os visitantes, a comunidade do entorno, o empreendimento em si e até os próprios profissionais de saúde. A segurança eficiente, desde o controle de acesso, a privacidade das informações, a preservação de medicamentos, insumos, equipamentos e chegando à proteção das pessoas – evitando prejuízos, fraudes e ações cíveis e criminais – é vital para o sucesso do estabelecimento e para a sua sustentabilidade como negócio.

Embora pouco se comente sobre esses riscos, os pacientes estão sujeitos a infecção hospitalar, acidentes, tratamentos equivocados, trocas de bebês, falta de energia elétrica em cirurgias, entre outros. Por outro lado, os visitantes, que não correm riscos quanto a tratamentos, estão igualmente sujeitos a infecção hospitalar, acidentes, seqüestros, assaltos e agressões.

Os profissionais de saúde, por seu lado, estão submetidos aos mesmos riscos que os visitantes e todos os inerentes à sua rotina de trabalho: ameaças biológicas e químicas, contaminação por fluidos vitais de pacientes, acidentes com perfuro-cortantes (bisturis, agulhas, fragmentos de ossos), problemas posturais, estresse contínuo e jornadas excessivas de trabalho.

Os estabelecimentos são alvos de furtos de medicamentos e instrumentos, desvios de informações, fraudes, e todos – pessoas e estabelecimentos – estão expostos à possibilidade de incêndios, explosões e outros tipos de emergências, que podem respingar pelas comunidades do entorno, sujeitas ainda a contaminações diversas.

Para não mencionarmos casos muito recentes, basta lembrar alguns de 2008: os incêndios nos hospitais Dom Vicente Scherer e Santo Antônio (ambos em Porto Alegre), a suspeita de sabotagem no Hospital das Clínicas, em São Paulo, e quedas de elevadores no Hospital do Rim (Urolit) em Londrina (PR), e no hospital Hospitalis, em Barueri (SP).

Apontando os riscos e suas soluções

Visando trazer subsídios aos dirigentes e profissionais responsáveis pelo complexo sistema de segurança necessário ao bom funcionamento dos estabelecimentos hospitalares, o 2º Seminário de Segurança Hospitalar reunirá alguns dos mais consagrados experts nessas áreas no dia 27 de maio, no Auditório do Instituto Paulista de Engenharia em Segurança do Trabalho.

O evento é voltado a administradores, advogados, gerentes operacionais, supervisores de segurança e de equipes médicas, engenheiros, técnicos de segurança do trabalho e em edificações, gestores de segurança patrimonial/pessoal, equipes de prevenção e combate a incêndios, bombeiros civis, profissionais de manutenção e de RH, socorristas, profissionais de ambulatório médico, cipeiros, arquitetos, entre outros.

Adicionalmente, o evento discutirá também as amplas responsabilidades civis e criminais que envolvem a atividade da saúde e tratará da proteção da imagem dos estabelecimentos e pessoas frente a sinistros.

Principais temas

- NR 32: O grande esforço para a segurança do trabalhador da área da saúde;
- Como identificar os principais locais e situações favoráveis a sinistros;
- Como impedir furtos de medicamentos, materiais e equipamentos hospitalares;
- Ações para a garantia da segurança e integridade de pacientes e visitantes no estabelecimento;
- Procedimentos quanto a Seguros (redução de custos e ações preventivas);
- Políticas de prevenção envolvendo funcionários e terceirizados, para a preservação do patrimônio, auto-proteção e segurança dos pacientes e visitantes;
- Ações de contingência em segurança patrimonial e pessoal, incêndio e pânico.
- Envolvimento e condução do público nas ações de contingência;
-Brigadas de incêndio e planos de abandono;
-Preservação do funcionamento do estabelecimento em situações de emergência;
-Responsabilidade civil e criminal decorrente de falhas de segurança e nas emergências;
-Responsabilidades e co-responsabilidades dentro da hierarquia;
-Interface da segurança com a assessoria de imprensa, preservando a imagem do estabelecimento.

A programação completa está em www.tvmedica.com.br/SEMINARIO, website em que também as inscrições podem ser realizadas.

Fonte: Ausepress
Autor: Imprensa
Revisão e edição: Mariana Silva Sirena

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br