Apesar do surgimento de novas tecnologias, a comunicação é a mesma de sempre: se você não souber o que quer comunicar, elas não servirão para nada. A comunicação não faz milagre se você não souber aonde quer chegar. A afirmação é do presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), Antonio Hohlfeldt, que palestrou na reunião-almoço desta segunda-feira (3), na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC). O ex-vice-governador do Estado do Rio Grande do Sul fez uma reflexão sobre a evolução da comunicação e das novas tecnologias e demonstrou que apesar das novidades da contemporaneidade, a comunicação para ser eficaz precisa ser bem conduzida. “Não muda o processo (comunicação) em si, muda o modo como vamos nos valer dos processos. Esse é o desafio”, salientou.
De acordo com Hohlfeldt, a comunicação não faz mágica e nem possui gurus ou superespecialistas no assunto, isso porque estamos no início do processo e não sabemos para onde iremos, nem em que velocidade. “O que a tecnologia faz é tornar mais eficiente, mais ampla e mais abrangente o que a empresa quiser dizer e realizar”, salientou. O palestrante fez ainda três constatações importantes sobre o cenário atual de comunicação: o emissor (quem envia a mensagem) não tem mais controle sobre a informação, nem a empresa sobre a marca; no meio da floresta chamar atenção é difícil; e o consumidor é multi-informado permanentemente.
A presença de Antonio Hohlfeldt teve como objetivo lançar no meio empresarial o 33º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, com o tema Comunicação, Cultura e Juventude. O evento é uma realização da Intercom e ocorre de 2 a 6 de setembro na Universidade de Caxias do Sul (UCS). São esperados em torno de cinco mil participantes neste evento.