TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Expectativa de lojistas é vender 12% mais no Dia das Mães
   
     
 


05/05/2010

Expectativa de lojistas é vender 12% mais no Dia das Mães
Pesquisa encomendada pela CDL indica que a intenção de compra é a maior dos últimos anos

A aquisição de presentes para o Dia das Mães não deverá ficar para a última hora neste ano. A previsão é fundamentada na pesquisa Os Hábitos de Consumo para o Dia das Mães, realizada entre os dias 16 e 21 de abril pela Rohde & Carvalho e divulgada ontem pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-Porto Alegre). O estudo mostra que 53,7% das pessoas têm intenção de comprar o presente no início deste mês (em 2009 o índice de intenção de compra na primeira semana de maio era de 40,3%). Dos 400 entrevistados, 6,5% disseram que já compraram o mimo em abril e 9%, que se programava em antecipar as compras para antes do início de maio. A expectativa da CDL é de crescimento do setor entre 10% e 12% em relação ao mesmo período no ano passado.

As vendas devem aumentar ainda mais a partir de amanhã, tendo o ponto alto no sábado que antecede a data comemorativa. Ao todo, o apelo do Dia das Mães deve movimentar R$ 50 milhões na economia da Capital. O levantamento apontou ainda que a intenção de comprar presentes para a data comemorativa é a maior desde 2008. Neste ano, 88,5% dos entrevistados pretendem agradar as mães com uma lembrança, sendo que em 2009 este índice era de 76% e em 2008 de 74%. Dos filhos entrevistados para o estudo, 27,1% afirmaram que vão investir em roupas e 23,4% deverão comprar perfumes ou cosméticos para as mães. Já a parcela de progenitoras abordadas disse que espera receber presentes como calçados (16,7%), roupas (15,3%), eletrônicos (13,3%) e perfumaria (8%). "O vestuário terá um bom apelo neste ano, devido ao frio que já se manifestou em abril.

Verificou-se também que as botas foram um artigo bastante lembrado nas respostas", analisa Suzana Carvalho, coordenadora da pesquisa. Entre as mães escutadas, 40% têm entre 25 e 40 anos, 62% são casadas, 71% trabalham e 80% também pretendem comprar presentes.

Do total de pessoas que afirmaram a intenção de adquirir um presente, 64,4% disseram que pretendem pagar à vista e 36,2% a prazo. O estudo ainda afirma que o percentual de consumidores que compram pela internet aumentou de 17,9% em 2009 para 30,5% em 2010, sendo que 39,3% dos entrevistados comentaram que têm o hábito de pesquisar preços na rede.

Vilson Noer, presidente da CDL, avalia que este será o melhor mês de maio dos últimos cinco anos, tendo em vista que os lojistas estão preparados com números positivos e o otimismo do consumidor está em alta. "Acredito que o Dia das Mães irá propiciar um mês muito bom. Esta data é o ponto de partida para o inverno. Ele ressaltou que com o pouco frio que fez no mês passado já houve crescimento de 17% nas vendas do primeiro domingo de maio, em relação ao domingo que antecedeu o Dia das Mães, em 2009.

"Muitos motivos nos levam a acreditar no crescimento", destacou, "não só pelo bom desempenho da economia brasileira como pelo clima de frio e chuva, que irá beneficiar alguns setores, como o de vestuário e o calçadista". Segundo Noer, a pesquisa reflete uma situação pontual. "As pessoas vivem um momento bom nos empregos, com a renda crescendo e crédito farto, como nunca houve. Vamos traduzir tudo isso em bons negócios."

Serviços personalizados são alternativa para fugir do presente tradicional

Nem só de eletrodomésticos, perfumes, flores e sapatos vivem as mães. Pensando nisso, o mercado passou a investir em sugestões de presentes alternativos. Entre os tops do momento estão os serviços de day spa, massagens relaxantes e banhos de ofurô. Mas há também outras opções como cestas de café da manhã, pacotes de ingressos para o teatro e serenatas.

No ramo dos tratamentos de beleza, três programas de spa são oferecidos no One Day Spa, situado no bairro Mont Serrat, em Porto Alegre. Os serviços podem ser agendados pela presenteada até três meses depois da data comemorativa, em qualquer dia da semana (de segunda a sábado). Entre os pacotes, o Day Spa Pérolas oferece duas horas de relaxamento através de banho aromatizado, lifting facial e drenagem linfática. O presente dobra de tempo e vem mais completo se a escolha for o Day Spa Diamante, com direito a outros serviços, incluindo massagem e esfoliação corporal. Outra opção é o Day Spa Mãe e Filha, que oferece o tratamento para ambas.

No bairro Bom Fim, a terapeuta Suzana Rodrigues oferece sessão de shiatsu com pedras quentes, com 1h15m de duração, no Espaço Vida Viva. O passaporte é entregue através de cartão-presente personalizado, com possibilidade de agendamento em até dois meses. Para as matriarcas que apreciam um bom café da manhã, no Amor por Um Fio as cestas especiais são entregues com caneca, pães, biscoitos, geleias, flores naturais e porta-retrato.

Filhos românticos com mães sensíveis podem inovar contratando o artista Mauro Lauro Paulo para uma serenata de seu personagem Homem-Banda (www.myspace.com/homembanda). Praticamente "vestido" de instrumentos, ele promete encantar ao som de acordeom acompanhado de chocalhos, pratos, bumbos, caixas, gaita de boca e apitos. A canção deve ser acertada com dois ou três dias de antecedência.

Na mesma linha artística, uma escolha diferente é um pacote com ingressos para o teatro. O Sesc Centro, em Porto Alegre, está com uma série de espetáculos diários no mês de maio, durante o V Festival Palco Giratório - entre eles as peças Máscaras de Penas Penadas, com a atriz Leona Cavali e Lamartine Babo, com texto de Antunes Filho; e a apresentação musical da francesa Zazá Fournier.

O consumidor que preferir optar por um produto durável pode fazer a diferença escolhendo livros e objetos com viés artístico ou presentear a mãe com um modelo de tapeçaria. "São alternativas que saem do lugar comum. Mulheres adoram ganhar joias e roupas, mas é preciso surpreender", opina Gelson Balbueno, proprietário da Balbueno Tapetes e Artigos de Decoração Importados Ltda, com lojas em três shoppings de Porto Alegre.

A Balbueno oferece variedade de tapetes importados, coleções exclusivas, tendências e lançamentos do mercado internacional. Neste ano, a loja está com descontos que variam de 20 a 50% em todos os itens. O tapete belga de 68cm x 1m35cm, ideal para ser colocado na lateral da cama, também é outra dica de Balbueno.

Se o objetivo for enfeitar a homenageada do dia, a escolha pode ser um dos produtos da Loja Cultural da Fundação Iberê Camargo, onde se encontram acessórios assinados por artistas gaúchos. Nas prateleiras, o bracelete em madeira de autoria do escultor Mauro Fuke, chama a atenção. Mas também há colares, gargantilhas, anéis, tornozeleiras e brincos de borracha com corte a laser e motivos variados de Lia Menna Barreto; ou os colares de fios de algodão, seda, lã, rami e acrílico confeccionados pela artista Margarida Rache, com inspiração nas etnias dos antigos povos africanos, árabes, indígenas e egípcios. Ainda na loja da Fundação, livros de arte, móbiles de papel machê e joias em prata formam um catálogo de alternativas de presentes para quem quer inovar na escolha deste ano.

Fonte: Jornal do Comércio
Autor: Adriana Lampert
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br