TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Inauguração de petroleiro marca retomada da indústria naval
   
     
 


06/05/2010

Inauguração de petroleiro marca retomada da indústria naval
ABDI elabora catálogo de fornecedores para impulsionar o setor e estimular cadeia produtiva

A retomada da indústria naval brasileira terá como marco a inauguração do primeiro navio petroleiro construído inteiramente no País desde 1997. A embarcação batizada de João Cândido é do tipo Suezmax, tem 274 metros de comprimento e capacidade para transportar um milhão de barris de petróleo. Foi custeada com recursos do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef). O petroleiro será inaugurado na sexta-feira, 7 de maio, no Estaleiro Atlântico Sul, em Pernambuco, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do diretor da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Clayton Campanhola, e autoridades do setor.

Para fomentar o renascimento da indústria naval brasileira, que na década de 70 figurou como a segunda maior fabricante mundial, a ABDI desenvolve o projeto Catálogo Navipeças em parceria com a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP). “Estamos empenhados na reestruturação de fornecedores do setor, mobilizando empresas que pararam de produzir e outras que têm competência técnica para entrar no mercado”, explica Campanhola.

De acordo com o líder do Projeto da Indústria Marítima da ABDI, Jorge Boeira, o Sinaval (Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore) já realizou um levantamento de uma extensa lista de itens para abastecer o setor com potencial de nacionalização. “A demanda firme expressa pelas encomendas da Transpetro e da Petrobras é o principal fator de mobilização das forças produtivas. Para fomentar a retomada da indústria de navipeças temos que ter fornecedores competitivos para integrar a cadeia produtiva, contribuindo para ampliar o conteúdo nacional, a geração de renda, emprego e o desenvolvimento regional”, analisa.

A expectativa do Promef é que 100 navios sejam produzidos no Brasil até 2014. Em suas duas primeiras fases, o programa prevê a construção de 49 navios, dos quais, 46 foram licitados e 33 já contratados. A iniciativa faz parte dos projetos estruturantes do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e também dos Programas para Fortalecer a Competitividade que constam na Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), lançada em 2008 pelo Governo Federal.

“O lançamento ao mar do primeiro navio do Promef é um fato histórico. Atravessamos uma verdadeira epopéia para chegarmos a esse ponto. Quando iniciamos o programa, a desconfiança era enorme. Mas este ano, com os primeiros navios sendo lançados, veremos a prova real do acerto e da força do Promef, que entra agora em uma nova etapa, inclusive porque já estamos trabalhando para lançar a sua terceira fase”, afirma o presidente da Transpetro, Sergio Machado. Em junho, será lançado ao mar o segundo navio do programa, desta vez no Estaleiro Mauá, em Niterói (RJ).

Serviço
Data: 7/5/2010
Horário: 10h
Local: Estaleiro Atlântico Sul, Ilha de Tatuoca, Complexo Industrial Portuário Gov. Eraldo Gueiros-Suape-Ipojuca-PE

Fonte: ABDI
Autor: Marcia Oleskovicz/ Joana Wightman/ Bruna de Castro
Revisão e edição: Mariana Silva Sirena

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br