TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Empresas se comprometem a diminuir queixas no Procon-SP
   
     
 


09/06/2010

Empresas se comprometem a diminuir queixas no Procon-SP
Termo foi assinado pelas seis companhias mais reclamadas. Meta é reduzir 58% das queixas enviadas ao órgão.

Seis grandes empresas que oferecem serviços no estado de São Paulo assinaram um termo de compromisso com a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) no qual se comprometem a reduzir o número de reclamações recebidas pelo órgão. O compromisso vale por um ano. No total, 18 companhias aderiram à meta. O Procon estima redução de 58% das queixas enviadas.

Entre as empresas estão as três primeiras colocadas no ranking geral do Cadastro de Reclamações Fundamentas de 2009 do Procon-SP: Telefônica, Itaú-Unibanco e Eletropaulo além das empresas TIM, Net e Medial.

"Trata-se de uma grande vitória do consumidor. É uma iniciativa inédita do Procon-SP, que protege de maneira preventiva toda a sociedade. O cumprimento das metas de redução das reclamações pelas empresas significa um compromisso de respeito aos seus consumidores, já que pressupõe a adoção de medidas para aperfeiçoar o atendimento e a qualidade do serviço", salienta Roberto Pfeiffer, diretor-executivo da Fundação Procon-SP.

Caso as metas não sejam cumpridas, as empresas terão de realizar ações de educação para o consumo, como veiculação de programas educativos e impressão de cartilhas.

O Procon-SP convocou 31 fornecedores, em função da demanda que geraram ao órgão em 2009. Além das seis empresas que assinaram o termo de compromisso, 12 se comprometeram, por escrito, a diminuir o número de atendimentos e reclamações.

Do total, 13 empresas se recusaram a fixar metas de redução. "É uma postura lamentável, que revela uma visão ultrapassada de negócios", diz Pfeiffer. "Os consumidores certamente irão refletir sobre esta postura antes de adquirir seus produtos e serviços."

Procuradas pelo G1, a TIM divulgou o seguinte comunicado sobre o assunto:

" (...) Em abril deste ano, a operadora já havia feito acordo semelhante com o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), o que demonstra a sua estratégia de foco no cliente e seu trabalho contínuo pela melhoria da qualidade no atendimento.

Para cumprir o compromisso estabelecido, a TIM planejou desde iniciativas que visam garantir o tratamento das demandas em sua central de atendimento até um relacionamento mais próximo com o órgão para tratamento das solicitações com mais rapidez.

Dentre as ações adotadas, podemos citar a simplificação dos processos de atendimento e a disseminação de uma cultura pró-ativa para a resolução das demandas dos clientes em todos os contatos feitos com a central. O objetivo é estabelecer uma relação de transparência e credibilidade com os usuários para que eles não hesitem em procurar o atendimento da operadora assim que surgir alguma dúvida ou problema".

A Medial divulgou o seguinte pronunciamento:

"A Medial Saúde reconhece a importância das atividades exercidas pelo Procon nas relações com o consumidor. A adesão a essa iniciativa do órgão vem ao encontro do trabalho constante de implantação de melhorias realizado pela empresa.

Dentre essas ações, destacam-se reestruturação da rede assistencial, com inclusão de recursos (hospitais, unidades avançadas, laboratórios), implantação de sistemas que possibilitam agendamento de consultas e exames em unidades da Amil e da Medial, aprimoramento da ferramenta de work flow que trata das solicitações dos beneficiários, criando mais agilidade no tratamento das demandas, entre outras (...)."

As demais empresas citadas ainda não se pronunciaram.

Fonte: G1
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br