Assim como em 2008, o seguro obrigatório Dpvat (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) foi a modalidade que mais demandou atendimentos ao público no ano passado pela Susep (Superintendência de Seguros Privados).
Em 2009, o seguro registrou 19.992 atendimentos, contra 16.190 um ano antes, uma alta de 23,48%.
Processos
Se o Dpvat é o seguro que demanda maior número de atendimentos, o seguro de vida é o que mais possui processos abertos: foram 379 no decorrer do ano passado, o equivalente a 40,62% do total.
Na tabela abaixo, é possível conferir a quantidade e a participação de cada modalidade no total de processos abertos em 2009.
Processos abertos pela Susep em 2009
|
Modalidade |
Quantidade |
Participação |
Vida |
379 |
40,6% |
Outros Seguros |
210 |
22,5% |
DPVAT |
127 |
13,6% |
Automóvel |
87 |
9,3% |
Previdência Privada |
78 |
8,4% |
Corretora de Seguro |
26 |
2,8% |
Residencial |
9 |
1% |
Capitalização |
7 |
0,8% |
Acidente Pessoal |
3 |
0,3% |
Habitacional |
2 |
0,2% |
Incêndio |
2 |
0,2% |
Transporte |
2 |
0,2% |
Responsabilidade Civil |
1 |
0,1% |
Total |
933 |
100% |
Outras demandas
No geral, no ano passado, a Susep realizou mais de 59 mil atendimentos, um crescimento de quase 7,79% sobre os 55 mil registrados em 2008.
A soma dos atendimentos sobre o seguro de vida alcançou, em 2008, 4.782. Já no ano passado, foram realizadas 3.795 consultas.